Os técnicos de informática responsáveis pela cibersegurança dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vão ter a oportunidade de participar numa ação de capacitação organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e testar a capacidade de resposta a ciberataques.
O chamado Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS’23) terá lugar em Penafiel, para os técnicos da região do Tâmega e Sousa, hoje e amanhã.
Nos mesmos dias, e tendo em conta que esta é uma iniciativa com o foco na administração pública local, os técnicos das restantes entidades intermunicipais do país também vão alinhar no mesmo exercício.
Em comunicado, a CIM do Tâmega e Sousa adianta que “aos técnicos de informática dos municípios da CIM do Tâmega e Sousa vão juntar-se entidades de relevo na matéria, nomeadamente a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), o Comando das Operações de Ciberdefesa (COCiber), a Lusa, a Polícia Judiciária (PJ), os Serviços de Informações de Segurança (SIS), entre outras. Ao longo do exercício, estará ainda presente um grupo de observadores”.
“Através de uma série de cenários que reproduzem as principais ameaças ao ecossistema dos municípios, o ExNCS’23 irá avaliar a resiliência digital da administração local e a eficácia das autoridades nacionais na resposta e recuperação de ciberataques em larga escala”, acrescenta a mesma fonte.