O município de Paredes informa hoje que está a organizar uma exposição no âmbito da celebração dos 100 anos do nascimento do poeta Eugénio de Andrade, a ter lugar na Biblioteca Municipal e na Casa da Cultura.
Segundo a autarquia, a mostra, com curadoria de Agostinho Santos, reúne um conjunto de pinturas, desenhos, esculturas e documentos inéditos, entre os quais cartas manuscritas, postais e desenhos, “gentilmente cedidos por Resende Barbosa”.
A inauguração acontece esta sexta-feira, dia 3, com a presença da vereadora da Cultura Beatriz Meireles. “Abraço a Eugénio” fica depois patente na Biblioteca de Paredes até 29 de dezembro.
Já a exposição na Casa da Cultura estreia dia 5 de novembro, ficando disponível para visita do público até 3 de dezembro.
Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Frontinhas Neto, nasceu no dia 19 de janeiro de 1923, em Póvoa de Atalaia.
O poeta começou a escrever os primeiros versos em 1936.
A par da literatura exerceu, durante 35 anos, a função de inspetor administrativo do Ministério da Saúde. Publicou o livro “As Mãos e os Frutos”, em 1948, obra muita aclamada pelos críticos literários.
Em 1950, mudou-se para a cidade do Porto. Eugénio de Andrade publicou mais de vinte livros de poesia, obras em prosa, antologia, livro infantil e traduziu para português os livros do poeta Frederico Garcia Lorca, José Luís Borges e René Char.