Início » CIM Tâmega e Sousa vai estar em Santiago de Compostela a promover o Caminho de Torres

CIM Tâmega e Sousa vai estar em Santiago de Compostela a promover o Caminho de Torres

por Beatriz Leite
CIM Tâmega e Sousa vai estar em Santiago de Compostela a promover o Caminho de Torres

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vai promover o Caminho de Torres, um dos quatro itinerários jacobeus estruturados em Portugal e o único que atravessa este território, na Fairway – Fórum do Caminho de Santiago.

Esta é a segunda participação da CIM do Tâmega e Sousa naquele que é o único fórum de profissionais do Caminho de Santiago, que decorre esta semana, de 1 a 3 de novembro, no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza, em Santiago de Compostela.

Para aquela comunidade, a participação constitui “uma oportunidade para promover o Caminho de Torres, apresentado publicamente em 2021, junto de operadores, profissionais, instituições e destinos turísticos ligados ao Caminho de Santiago”.

À semelhança da edição anterior, a participação da CIM do Tâmega e Sousa na Fairway 2023 será articulada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que, no futuro, assumirá a gestão do Caminho de Torres.

Atualmente está em curso o processo de certificação do Caminho de Torres enquanto itinerário do Caminho de Santiago. A obtenção desta certificação significa o reconhecimento do cumprimento de um conjunto de critérios que visam garantir, entre outros, a autenticidade do itinerário e o seu caráter ininterrupto no território e no tempo.

O Caminho de Torres, que adota o nome do célebre peregrino Diego de Torres Villarroel, é um dos quatro Caminhos de Santiago estruturados em Portugal (Caminho da Costa, Caminho do Interior, Caminho Central, Caminho de Torres), atravessando 15 concelhos da região Norte e três da região Centro.

Na área geográfica da CIM do Tâmega e Sousa, o Caminho de Torres atravessa os concelhos de Baião, Amarante e Felgueiras.

O Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela, tem cerca de 600 quilómetros e foi estruturado em 24 etapas que podem ser percorridas em 24 dias de caminhada.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário