A Associação de Futsal de Celorico de Basto (AFCB) recebeu, pela terceira época consecutiva, uma certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
”Este certificado é a prova da entrega de todos aqueles que dão muito de si ao associativismo. Em Celorico de Basto temos bons exemplos de boas práticas e o município tem procurado corresponder a esse esforço com a celebração de contrato-programa de apoio, às associações e clubes na ótima de ajudar a otimizar o seu trabalho e de lhes proporcionar alguma segurança financeira para a realização dos seus objetivos”, disse a vereadora Maria José Marinho.
De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, o processo de certificação em questão tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a praticantes até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo.
Chegar a essa certificação obriga os clubes/associações a atingir determinados objetivos. Como exemplo, obriga o clube à certificação pela bandeira da ética, a uma gestão organizada, a recursos humanos habilitados em várias áreas, médicos, enfermeiros, psicólogos, treinadores (qualificados), nutricionistas, que fazem o acompanhamento escolar, pessoal e social dos atletas, e um grupo de recursos humanos encarregues de toda a logística inerente aos jogos e à organização da própria associação.