O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, prepara-se para abrir as portas, este sábado, ao primeiro concerto do ciclo “Ad Orientem”, que será protagonizado pelo ensemble Cardo-Roxo. O início está marcado para as 21h00.
“Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal” é o mote do ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico, sempre com o mesmo trio.
O ensemble Cardo-Roxo é especializado no repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Assim, assegura fonte da Rota do Românico, “mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais, da exploração vocal e da fusão estética”, espera-se um concerto com “uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia”.
Os restantes concertos estão agendados para o Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares, 5 nov.), Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga, 12 nov.), Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta (9 dez.), Convento de Santo António de Ferreirim (Tarouca, 10 dez.) e Mosteiro de São Salvador de Grijó (V.N. Gaia, 3 fev.).
O ciclo “Ad Orientem” é promovido pela associação cultural Projecto Cardo e conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.