Início » Semana dedicada ao Capão à Freamunde arranca dia 1 com nove restaurantes e referências a Eça de Queirós

Semana dedicada ao Capão à Freamunde arranca dia 1 com nove restaurantes e referências a Eça de Queirós

por Beatriz Leite
Capão à Freamunde Vale do Sousa TV

A 18.ª edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca no dia 1 de dezembro.

No total, há nove restaurantes do concelho de Paços de Ferreira comprometidos a servir o ‘Capão à Freamunde’ durante 13 dias, com serviço take-away.

O evento promete desenrolar-se segundo um figurino semelhante às edições anteriores, mas, este ano, pela primeira vez, associada à semana estará a obra de Eça de Queirós, pela referência ao capão na obra “O Crime do Padre Amaro”.

“Como no dia seguinte era a festa da Senhora da Alegria, os sinos da capela, ao lado, repicavam; e o bom sol do meio-dia dava tons muito alegres à louça, às bojudas canecas azuis com vinho da Bairrada, aos pires de pimentões escarlates, às frescas malgas de azeitonas pretas – enquanto o bom abade, de olhos arregalados, mordendo o beiço, ia cortando com cuidado nacos brancos do peito do capão recheado.”

Eça de Queirós em O Crime do Padre Amaro

Esta 18.ª edição vai contar ainda com oito novos embaixadores, quase todos chefs de cozinha de outras localidades. A lista de personalidades que apadrinham o capão de Freamunde, de Norte a Sul de Portugal, soma, por isso, 62 personalidades.

A organização 18.ª edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que integra o município de Paços de Ferrera, a Junta de Freamunde e outras entidades locais, promoveu a apresentação do evento esta quarta-feira, com um showcooking, no Glicínia Boutique Hotel, protagonizado pelo chef António Loureiro.

Apesar de ter sido desafiado a pensar em pratos alternativos com o capão de Freamunde, o chef garantiu que a semana que se avizinha é mesmo para degustar o capão como manda o receituário tradicional.

Com efeito, o presidente Humberto Brito espera a deslocação a Paços de Ferreira de centenas de pessoas para a degustação do ‘Capão à Freamunde’, uma especialidade única no país.

Chef António Loureiro tem um restaurante em Guimarães, com uma estrela Michelin

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde inclui um concurso para eleger o melhor restaurante na preparação do prato. O resultado é conhecido no jantar de gala agendado para dia 12.

O último dia coincide, como sempre, com a Feira de Santa Luzia, popularmente conhecida como a “Feira dos Capões”. Aí, todos os anos, são comercializados centenas de exemplares vivos. O capão de Freamunde encontra-se certificado como Indicação Geográfica Protegida.

Aidé; Casa de São Francisco; São Domingos; A Presa; O Marceneiro; Parrilhada; restaurante A.ReI.A; O Tarasco e o Raro são os nove estabelecimento aderentes.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário