O município de Paredes apresentou, esta quarta-feira, os projetos de requalificação de quatros escolas do concelho num valor global superior a 16 milhões de euros, numa cerimónia presidida pela ministra Ana Abrunhosa.
Segundo o presidente da autarquia, Alexandre Almeida, vão ser beneficiadas as escolas de Sobreira, Vilela, Daniel Faria e Secundária de Paredes, estando garantido o financiamento a 100%, através de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Banco Europeu de Investimento.
O autarca garantiu ainda que “os projetos de execução estão feitos e revistos”, sendo que as obras devem incidir na melhoria das condições térmicas ao nível de fachadas, caixilharias e ar condicionado, novas salas de aulas, coberturas entre os pavilhões e instalação de novas redes de água e eletricidade.
“Aguardamos que sejam abertos brevemente os avisos, para que possamos submeter as candidaturas, para depois avançarmos com os procedimentos”, acrescentou.
Na apresentação que decorreu na Escola Básica e Secundária de Sobreira, Ana Abrunhosa disse esperar que os avisos sejam abertos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), até ao final deste ano.
A ministra da Coesão lembrou ainda que o maior elevador social é a educação e frisou que estes investimento “não são remendos, são verdadeiros investimentos que vão transformar as condições de ensino, aprendizagem, vivência, porque as escolas são, sobretudo, espaços de comunidade”.
Créditos fotografias: C. M. Paredes