A exposição itinerante “Pedra a Pedra”, da autoria de Egídio Santos, está até dia 30 de dezembro na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.
Constituída por 30 imagens dedicadas ao património cultural da Rota do Românico, com exemplares representativos dos 12 concelhos do Douro, Tâmega e Sousa, a exposição foi inaugurada no dia 16 de fevereiro no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses), que vemos como destaque desta notícia, foi já distinguida com uma menção honrosa nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
De forma alargada, o projeto “Pedra a Pedra” inclui a edição de um livro do mesmo autor com 190 fotografias.
A exposição já esteve no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, no Museu Municipal de Penafiel, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa, bem como na Biblioteca Municipal de Felgueiras.
Como se trata de uma exposição com carácter itinerante, “Pedra a Pedra” vai ainda para o Engenho do Linho, em Alpendorada, de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.


Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor.
Já fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições, individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
