Ampliação das redes resultará de um investimento municipal superior a 3 milhões de euros.
O Auto de Consignação para a construção de mais 30km de rede de drenagem de águas residuais e de rede de abastecimento de água, durante o ano de 2024, foi assinado no passado dia 04 de janeiro, no Auditório de Câmara Municipal de Felgueiras.
A adjudicação, decorrente de um concurso público internacional de 11 lotes, foi feita a 6 empresas.
Estas obras inserem-se no Plano Municipal de Saneamento 20/30, prevendo-se que até 2030 sejam investidos mais de 20 milhões de euros, para o alargamento das redes de saneamento e de abastecimento de água.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca realça que este Plano, iniciado em 2020, tem contribuído para um aumento significativo das taxas de cobertura em todas as freguesias do concelho: “no âmbito do Plano Municipal de Saneamento 20/30 a rede de saneamento chegou a mais 2 mil 550 casas, servindo 6 mil 350 felgueirenses”. O presidente conclui que “Este procedimento representa um aumento de 5% na taxa de cobertura de saneamento”.
No âmbito dos contratos assinados serão construídos cerca de 28 km de rede de saneamento e mais de 4 km de rede de abastecimento de água. A execução das empreitadas permitirá que 1146 habitações se liguem à rede de saneamento e 157 habitações à rede de abastecimento de água, beneficiando mais de 3 mil habitantes no caso do saneamento e cerca de 400 habitantes no caso da água.
O vereador das Infraestruturas Urbanas, Ricardo Freitas, salientou que “a estratégia seguida visa cumprir o acordo feito com as juntas de freguesia com vista a alargar a cobertura de saneamento e água às 32 freguesias. Nesse sentido está em fase de conclusão um novo concurso público que irá abranger as freguesias que ainda não foi possível contemplar no procedimento hoje adjudicado”.