Início » Gonçalo M. Tavares estreia documentário sobre “artes em madeira” de Paredes 

Gonçalo M. Tavares estreia documentário sobre “artes em madeira” de Paredes 

por Rafael Ferreira
Gonçalo M. Tavares estreia documentário sobre “artes em madeira” de Paredes 

O Escritor é o convidado do Café Literário e promove ainda dias 11 e 12 de janeiro jogos e dinâmicas de criatividade

Esta quinta-feira, 11 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Paredes recebe a estreia do documentário “As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” com curadoria e textos do escritor Gonçalo M. Tavares. A exibição do filme documental tem início às 22h30 com a presença do autor.“As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” centra-se num conjunto de pessoas que vão partilhar a sua história, os conhecimentos, o saber fazer e as vivências sobre as “artes em madeira” no território de Paredes.
Realizado por Lucas Tavares, a partir de um processo de recolha etnográfica de Gonçalo M. Tavares, o trabalho pretende mostrar conhecimentos e marcos de figuras, espaços, culturas e tradições características do território paredense, nomeadamente, nas artes em madeira, com destaque para os marceneiros, as carreteiras, os artesãos, entalhadores, escultores e empresas do mobiliário.

O documentário, promovido pelo Município de Paredes, foi realizado no âmbito da Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Antes da exibição do documentário, às 21h30, na Biblioteca Municipal, o autor Gonçalo M. Tavares é também o convidado do primeiro Café Literário de 2024 para uma conversa com a Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, sobre o seu percurso literário.

O escritor dinamiza, ainda, a atividade “Jogos, dinâmicas de Grupo e Criatividade” a partir do seu livro “O Senhor Brecht e O Sucesso” nos dias 11 e 12 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, e as 14h00 e as 17h00, respetivamente. As atividades decorrem na Biblioteca de Paredes para todo o público com entrada livre.

Gonçalo M. Tavares, poeta e romancista, dedicou-se à escrita em 2001. Publicou diversos livros de diferentes géneros literários e as suas obras já foram traduzidas em mais de 50 países.

Gonçalo M. Tavares

O escritor já recebeu diversas distinções em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, o Prémio José Saramago, o Prémio LER/Millennium BCP, o Prémio Branquinho da Fonseca, o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco”, o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), o Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), o Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), o Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), o Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), o Prix Littéraire Européen 2011 (França) e o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011.

Ao longo dos últimos anos, os livros de Gonçalo M. Tavares deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens, objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, entre outros.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário