Início » Paredes apresenta-se na BTL com a arte das “cadeiras do Papa” e o doce tremoceiro

Paredes apresenta-se na BTL com a arte das “cadeiras do Papa” e o doce tremoceiro

por Rafael Ferreira
Paredes apresenta-se na BTL com a arte das “cadeiras do Papa” e o doce tremoceiro

O Município de Paredes está presente uma vez mais, na edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento que é a principal montra do melhor que se faz em Portugal na área do Turismo e das viagens vai decorrer na FIL – Parque das Nações entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Paredes mostra na BTL o saber-fazer, a experiência e a tradição da prestigiada indústria do mobiliário que marcou presença na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 com altar em palco e cadeiras. 

No stand de Paredes localizado no Pavilhão 1 Stand 1C03, espaço do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), vão estar expostas as cadeiras dedicadas ao serviço das cerimónias do Papa Francisco. Assim, às “cadeiras do Papa” junta-se a apresentação da segunda edição da Bienal das Artes da Madeira de Paredes, do lançamento e degustação do Doce Tremoceiro inspirado no tremoço e na doçaria conventual portuguesa.

“Este vai ser um ano de grandes conquistas para o turismo de Paredes. Desde logo, com a apresentação da arte da indústria do mobiliário, materializada nas cadeiras utilizadas nas cerimónias do Papa Francisco durante a JMJ. Esta marca identitária de concelho ligada à indústria do mobiliário é uma estratégia bem definida para promover e dar a conhecer Paredes como um todo atrativo, com potencialidades no turismo industrial, no turismo de natureza, no património e tradições.  Por outro lado, estamos a criar condições para que o turismo cresça no nosso território. Temos uma aposta clara em novos equipamentos como o Auditório e Centro de Congressos, obra que estamos a concluir e que tem abertura prevista para abril. Temos, ainda, em curso o Museu do Mobiliário e o Centro de Literacia “Casa-Museu” Daniel Faria, e creio que logo que estejam concluídos vão trazer a breve prazo mais visitantes e turistas a Paredes”, destaca Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Estamos também a aproveitar as dinâmicas e os fluxos turísticos do Porto, da região do Vale do Sousa e do Douro. No âmbito territorial temos projetos para potenciar e desenvolver produtos turísticos atrativos na cultura, história e natureza, nomeadamente com a conservação da natureza e das belas paisagens do sul do concelho e a criação do corredor de observação ecológica na “garganta” e “canhão” da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa”, acrescenta o autarca.

As entidades regionais de turismo, operadores turísticos, agências de viagens, entre outras empresas ligadas à área do turismo, os visitantes da BTL 2024 vão, ainda, poder descobrir e conhecer Parede através da visita ao stand, provando e vivenciando experiências autênticas do território. 

Na abertura oficial da BTL, dia 28 de fevereiro, às 15h00, é apresentada a Bienal das Artes em Madeira de Paredes e o documentário “Artes em Madeira de Paredes” da autoria do escritor Gonçalo M. Tavares.

Segue-se no dia 29, às 16h00, o showcooking do Doce Tremoceiro de Paredes apresentado pelo Município e que foi desenvolvido pelos alunos no âmbito do Curso Profissional de Cozinha de Pastelaria (Ano Letivo de 2023/2024) do Agrupamento de Escolas de Paredes.

No dia 1 de março os visitantes podem experienciar os Jogos de Madeira tradicionais, a iniciativa tem lugar às 14h30.

O dia 2 de março está reservado ao workshop da arte da talha dinamizado pelo mestre artesão Manuel Fialho e proprietário da oficina “Fialho”.

No último dia da BTL, domingo 3 de março, pelas 14h30, Paredes apresenta o “Primavera Festival da Flor” com o desfile de vestidos e chapéus vencedores da edição do ano passado.

PAREDES

O Município de Paredes é um território situado no Vale do Sousa e integrado na AMP – Área Metropolitana do Porto e na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Com boas acessibilidades às autoestradas (A4, A41, A42), ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões. Paredes tem ainda a ligação ferroviária à Linha do Douro.

Paredes é um dos concelhos do país com população mais jovem. O concelho, com diversas zonas empresariais, assume cerca de 65 por cento da produção nacional do mobiliário, indústria que alia tradição e arte da talha e da marcenaria às tecnologias mais avançadas a nível mundial no fabrico de móveis. O turismo industrial está a ser desenvolvido em Paredes.

Com paisagens históricas e protegidas integradas no Parque das Serras do Porto, nomeadamente a Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, e com o património e monumentos da Rota do Românico, com festas e romarias e gastronomia, Paredes é um território a descobrir no turismo de natureza e cultural.

Pelas excelentes infraestruturas desportivas, Paredes atrai grandes eventos nacionais e internacionais, desde futebol, andebol, hóquei e golfe. O turismo de Paredes destaca-se ainda com o Shakedown e a classificativa do Rali de Portugal.

DOCE TREMOCEIRO DE PAREDES

Inspirado na doçaria conventual portuguesa, o Doce Tremoceiro, apresentado pelo Município de Paredes, celebra o tremoço e foi desenvolvido no âmbito do Curso Profissional de Cozinha de Pastelaria (Ano Letivo de 2023/2024) do Agrupamento de Escolas de Paredes.

Doce Tremoceiro de Paredes

O Doce Tremoceiro de Paredes destaca a popularidade dos tremoços, um aperitivo típico de várias regiões de Portugal, um sabor para descobrir em forma de doçaria conventual.

O tremoceiro é uma planta com vagem que contém as sementes que são os tremoços. O tremoço está associado à identidade dos Paredenses, sendo os habitantes da cidade de Paredes conhecidos pelos “tremoceiros”, facto que remonta ao passado, onde era tradição a venda do tremoço nas festas, romarias, feiras e até também nos finais das missas de domingo. Segundo testemunhos antigos, as senhoras vendedoras, também chamadas de “tremoceiras”, iam para a festa do S. Simão (28 de outubro) para venderem tremoços, tradição que se mantém.

O Doce Tremoceiro de Paredes entra, assim, no receituário dos novos doces e sabores da gastronomia tradicional portuguesa.

FENABEL

A empresa fundada em Rebordosa, Paredes, dedica-se à produção de cadeiras para mercado residencial, hotelaria e restauração e geriatria, disponíveis num portfólio de mais de 400 produtos. Com uma história empresarial iniciada em 1907, a empresa na terceira geração é gerida por Mário Leite. A marca Fenabel iniciou a internacionalização em 1992.

No âmbito da responsabilidade social, a Fenabel associou-se ao evento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, através da produção de 8 cadeiras destinadas às cerimónias oficiais de sua Santidade o Papa Francisco e do Presidente da República Portuguesa. Os cadeirões, fabricados em madeira de freixo maciça com acabamento à cor natural, com assento e costas forrados de tecidos brancos e brasões bordados a dourado, obedeceram aos critérios da sustentabilidade. Cada cadeira tem um peso estimado de cerca de 28 kg e uma altura de 1,25m. Os cadeirões foram desenvolvidos manualmente, dando especial atenção arte de saber fazer em cada detalhe, característica intrínseca ao produto Fenabel.

LASKASAS

A marca de mobiliário Laskasas fundada, em 2004, por Celso Lascasas, em Rebordosa, Paredes, detêm uma rede de cerca de 40 espaços físicos (lojas e showrooms) espalhados pelo mundo. A Laskasas domina as técnicas de marcenaria e da arte de trabalhar a madeira, com a tecnologia industrial, e garante o desenvolvimento de produtos finais de excelente acabamento.

A Laskasas associou-se à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, através da produção do Altar, do ambão, da cadeira do Papa Francisco, diáconos, concelebrantes e acólitos, assim como os suportes para a Nossa Senhora Peregrina e a Cruz Processional. Ao arquiteto André Mendes, mentor das peças, juntaram-se 6 artesãos da Laskasas, que num período de 325 horas produziram todo o mobiliário litúrgico do palco do Parque Tejo da JMJ.A cadeira do Papa Francisco e dos diáconos é composta por madeira de bétula e o estofo almofadado para garantir o máximo conforto.

Imagens: Município de Paredes

Também poderá gostar de

Escrever um comentário