Início » Festival Internacional de Camélias é este fim de semana em Lousada

Festival Internacional de Camélias é este fim de semana em Lousada

por Rafael Ferreira
Festival Internacional de Camélias é este fim de semana em Lousada

Lousada promove, de 8 a 10 de março, o XIV Festival Internacional de Camélias. Na sexta-feira, 8 de março, a Jangada Teatro apresenta, no Auditório Municipal, pelas 21h30, o espetáculo “Portugal 5.0. O Amor é F*dido”.Esta iniciativa volta a ser apresentada no sábado, dia 9, no mesmo local e horário. 

No sábado, a sessão oficial de abertura está agendada para as 15h00, seguida de um momento de poesia com Fernando Soares e a entrega dos prémios do Concurso das Camélias. Pelas 16h00 é feita a abertura do Mercado das Camélias e visita à exposição. 

Vários workshops no sábado à tarde

A partir das 15h30, vão decorrer workshops, que são gratuitos, mas com inscrição obrigatória em https://www.cm-lousada.pt/ p/festivaldascamelias 

Nas Casas do Souto, em Macieira, vai realizar-se um workshop de Fotografia Digital “As flores através da lente”, pelo fotógrafo Ricardo Raminhos. No Centro de Interpretação do Românico o tema da oficina é “A arte de dobrar camélias”, com Carla Andrade – Clube de Origami do Porto. A Casa das Videiras é o local escolhido para o workshop “Camélias e Sabores”, com Rita Roquete – Bloom Sativum. A Biblioteca Municipal e o Jardim e Monte do Senhor dos Aflitos são os locais onde se vai realizar o workshop “Desenho de Mandalas” e “Construção de Mandalas”.

Passeios pelos Jardins de Camélias no domingo

No dia 10, domingo, às 9h00 e às 14h30, realizam-se os habituais Passeios pelos Jardins de Camélias, nomeadamente na Casa de Juste, na Casa de Vilar e na Casa da Bouça, contando ainda com uma encenação da Jangada Teatro. 

Na Casa de Juste, no Torno, podem ser apreciadas as flores das magnólias e das tão apreciadas camélias, com predomínio da Camélia japónica. Este jardim comporta uma coleção de espécies de árvores e arbustos de todo o mundo garantem uma experiência única para os visitantes. 

A Casa de Vilar, em Vilar do Torno e Alentém, tem também uma vasta coleção de Camélias que podem ser contempladas. A visita pode ser também uma viagem pela história da imagem animada e dos segredos da animação, conduzida pelos proprietários, Abi Feijó e Regina Pessoa, realizadores de cinema de animação. 

Também a Casa da Bouça, em Nogueira, tem um conjunto de árvores e plantas, com destaque para as camélias, o azevinho, o cedro-do-bussaco, o medronheiro, o carvalho-alvarinho e o carvalho-americano.

As inscrições são limitadas, mas gratuitas, sendo o ponto de encontro a Loja Interativa de Turismo. A inscrição deve ser efetuada através do link https://www.cm-lousada.pt/ p/festivaldascamelias

Antes do encerramento ainda vai ser possível assistir a uma performance teatral pela Jangada Teatro, na Praça das Pocinhas. 

O Mercado das Camélias vai funcionar, no sábado, entre as 15h00 e as 19h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário