Está a decorrer a fase de consulta pública do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) https://www.cmlousada.pt/cmlousada/uploads/document/file/9036/plano_municipal_de_acao_climatica_de_lousada.pdf e tem como objetivo recolher todo e qualquer contributo fruto da sua apreciação.
O PMAC e a sua implementação propõem medidas ambiciosas de mitigação e adaptação em matéria de ação climática e representa um importante compromisso de Lousada em fortalecer a resiliência do território perante a emergência das alterações climáticas.
Divulgado numa sessão dedicada à sua reflexão e compreensão que teve lugar na Biblioteca Municipal de Lousada, o PMAC de Lousada é o documento de referência para o processo de mitigação e adaptação do território às alterações climáticas nas próximas décadas.
O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, salientou que “este é o resultado de uma estratégia que tem vindo a ser delineada desde 2013, em que o envolvimento de uma comunidade comprometida se mostra fundamental”.
Relativamente ao furo, o Dr. Manuel Nunes afirmou que “se pretende envolver ainda mais a comunidade, reduzindo a pegada ecológica e reforçar os instrumentos de gestão territorial”.
O Eng. Jorge Cristino, autor do livro “Missão das cidades no combate às alterações climáticas”, esteve também presente nesta sessão de apresentação do PMAC de Lousada. A Dra. Elsa Nunes, da IrRADIARE, fez a apresentação do PMAC de Lousada.
De acordo com o documento “o Município de Lousada tem vindo a apostar e a desenvolver um conjunto de ações cujo objetivo final é alcançar um patamar elevado de sustentabilidade energética e climática.Com a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática do Município de Lousada pretende-se dar continuidade ao trabalho já desenvolvido refletindo a preocupação do Município, no âmbito do desenvolvimento sustentável local. Pretende-se, assim, identificar um conjunto de ações definidas de acordo com as especificidades e necessidades do território que visam a adaptação e a mitigação às Alterações Climáticas, de modo a alcançar uma redução de GEE (Gases com Efeito de Estufa), redução da pobreza energética e neutralidade climática”.
Os cidadãos interessados podem apresentar os seus contributos por correio eletrónico para o endereço cm-lousada@cm-lousada.pt , por correio normal endereçado à Câmara Municipal de Lousada – Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 4620-695 Lousada, ou fazer a sua entrega pessoal no período normal de expediente (das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00) na Frente de Atendimento da Câmara Municipal de Lousada, na Rua de S. Sebastião, 4620-695 Lousada.