Início » Abertas candidaturas para Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada

Abertas candidaturas para Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada

por Rafael Ferreira
Lousada. Sofia Marafona vence concurso internacional de canto lírico

CICLO – 3ª edição 2 a 7 julho 2024

O Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada – CICLO regressa para a sua 3º edição, já com muitas histórias para contar e um percurso que – apesar de jovem – se afirma em termos internacionais, com laureados seus a conquistar o mundo e a encher diferentes palcos. 

Em diferentes países, muitos cantores dos 18 aos 36 anos estão já a preparar as suas árias. A partir de dia 20 de março, nos sites e redes específicas, a notícia sobre a abertura de candidaturas ao novo CICLO está a chegar. E os olhos vão voltar-se para Lousada e para o seu auditório municipal. 

Não havia um concurso verdadeiramente internacional, capaz de dinamizar o norte do País neste campo cultural. Queríamos e queremos continuar a desenvolver esta plataforma de promoção e cruzamento de novos intérpretes, públicos e oportunidades – que ainda escasseiam – de ouvir reportórios e conhecer melhor as diversas dimensões do canto lírico.

José Corvelo, diretor artístico do CICLO

O CICLO foi um desafio que decidimos lançar e tem já resultados bem visíveis, na comunidade local como no panorama maior do canto lírico. Tudo isto a partir de uma região que vive intensamente o ensino e prática da música, como se pode ver pela dinâmica das escolas do Vale do Tâmega e, agora, ao fim de duas edições, pelos números e pela repercussão que este concurso tem já a nível internacional.

Jorge Araújo, Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML)

Júri da 3ª edição CICLO 2024

Cesário Costa (Maestro); Ana Paula Russo (Soprano | Professora na Escola de Música do Conservatório Nacional e Academia de Música de Almada); André Cunha Leal (Programador | Diretor Musical da CisterMúsica | Director Artístico da ProArt); Ettore Nova (Barítono | Diretor Dep. Música da UNIGLOBUS | Diretor Artístico da Ripatransone Opera Leonis Festival); Aquiles Machado (Tenor | Dir. Artístico de Educa Más que Ópera | Dir. Artístico de Amigos de la Ópera da Corunha |Professor de Canto do Conservatório Itinerante Simón Bolivar)

Calendário: 

20 de março – Abertura de candidaturas

7 de junho – Fim do período de partituras pelos candidatos

2 e 3 de julho – Eliminatórias 

5 de julho – Semifinal

6 de julho – Finais

7 de julho – Concerto de laureados

O programa do CICLO, pela oportunidade de contacto com personalidades do panorama cultural inclui ainda palestras e masterclasses.   

Vencedores (2022):

1º Prémio (2022) – Paola Leoci (Itália)

2º Prémio (2022) – Inho Jeong (Coreia do Sul)

3º Prémio (2022) – Hélène Walter (França)

Vencedores (2023)

1º Prémio (2023) – Ana Sofia Marafona (Portugal)

2º Prémio (2023) – Marcela Rahal (Brasil)

3º prémio (2023) – Mar Morán (Espanha)

Números da 1ª edição – CICLO (2022)

68 inscritos – 58 participantes

16 nacionalidades (Croácia, Israel, China, Grécia, Coreia do Sul, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Itália, Portugal, Brasil, Suíça, México, Argentina e Chile)

Números da 2ª edição – CICLO (2023)

76 inscritos – 69 participantes

17 nacionalidades (Alemanha, Eslováquia, China, Ucrânia, Brasil, Coreia do Sul, Japão, Holanda, Bélgica, Nova Zelândia, Polónia, Rússia, Espanha, Venezuela, Itália, Suíça e Portugal)

Alguns dados sobre o CICLO:

  • É promovido pela Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML), que cumpre agora 50 anos.
  • Quer afirmar-se como um grande concurso de canto em Portugal, abrindo oportunidades tanto para intérpretes como para públicos.
  • Sonhou implantar uma marca identitária no calendário cultural nacional e internacional, a partir do Vale do Sousa.
  • Dinamiza uma proposta específica nesta área musical cujo acesso é menos frequente.
  • Mobiliza as entidades locais, escolas e população, dinamizando diversas vertentes da vida cultural, turismo e atividades económicas da região.

O desenvolvimento do projeto passa:

  • Pela constituição de júris com personalidades de reconhecido mérito nacional e internacional na área da ópera e do canto lírico.
  • Definição de prémios com uma componente monetária e componente artística comparáveis a outros concursos internacionais europeus de prestígio.
  • Por uma plataforma de divulgação nacional e internacional, que chama candidatos de todo o mundo, com especiais expectativas em relação aos concorrentes nacionais e europeus.
  • Pela variedade de propostas, uma vez que o CICLO, pela oportunidade que traz de contacto com personalidades do panorama cultural, inclui provas, concertos, palestras e masterclasse.
  • Pelo envolvimento e mobilização da comunidade, em particular do universo estudantil e dos alunos das escolas de música da região.   

Website do CICLO: www.ciclolousada.pt 

Website da ACML (organização): www.acmlousada.pt

Fotografia de capa: Sofia Marafona vence concurso internacional de canto lírico 2023 foto acmlousada

Também poderá gostar de

1 comentário

Monielle Neves 31/03/2024 - 16:11

Adoraria participar, porém tenho apenas 14 anos. Isso seria um problema? Acho que tenho potencial para isso, se sim, darei meu melhor!

Responder

Escrever um comentário