Início » “A Terra da Igualdade” pela Companhia de Teatro Jangada esteve em Castelo de Paiva

“A Terra da Igualdade” pela Companhia de Teatro Jangada esteve em Castelo de Paiva

por admin
"A Terra da Igualdade" pela Companhia de Teatro Jangada esteve em Castelo de Paiva

O Auditório Municipal de Castelo de Paiva acolheu o Espectáculo de Marionetas “ A Terra da Igualdade “, uma produção da companhia Jangada Teatro, que versou o tema relacionado com as questões da igualdade, da violência de género e da violência doméstica.

Esta iniciativa cultural inclui na sua acção elementos identificativos dos 11 concelhos que integram a CIM do Tâmega e Sousa, sendo que, este espetáculo teatral, que inicia o seu périplo pela região até ao final do mês de Abril, enquadra-se no trabalho que a Unidas Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver de prevenção e capacitação da comunidade escolar na área da violência doméstica e de género, estando em linha com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2030, designadamente com o Plano de Acção Para a Igualdade entre Homens e Mulheres.

Esta peça de marionetas está a ser apresentada nos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, num total de 38 sessões, terá como espectadores os alunos primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para esta temática, mas em Castelo de Paiva, a segunda apresentação, ontem realizada, contemplou as IPSS do concelho, com valências ao nível dos idosos e deficiência, num total de mais de 160 participantes.

 Marcaram presença na iniciativa a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido; Associação de Combatentes do Ultramar Português; Centro Social de Real; Centro Social de Sta. Maria de Sardoura; Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva e a APPACDM de Castelo de Paiva

A peça de teatro de marionetas foi passada para livro, da autoria de Susana Morais e ilustrações de Fedra Santos, uma publicação que Vanessa Pereira, adjunta da presidência, teve o gosto de oferecer, no final da sessão, a cada uma das IPSS presentes nesta iniciativa cultural.

  Na descrição sintética da peça, com excelentes Interpretações de Ana Pessoa e Bernardo Santo Tirso, registamos uma série de personagens que sairam dos seus lugares de origem para procurar a terra da igualdade. Perdidos na sua busca interior, todos acabam por ir parar ao “atelier” de um pintor famoso. No seu percurso, acabam por perceber que só eles podem criar a terra que tanto almejam, mas para isso terão de destruir o preconceito que cada um criou no seu interior.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário