Início » AMDT apoia 10ª Edição do Festival de percursos pedestres

AMDT apoia 10ª Edição do Festival de percursos pedestres

por admin
AMDT apoia 10ª Edição do Festival de percursos pedestres

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) apoia o X Festival de Percursos do Marco de Canaveses, uma organização conjunta da Associação dos Amigos do Rio Ovelha e do Município do Marco de Canaveses, com guias, brochuras e desdobráveis alusivos à Serra Aboboreira. Cumprindo assim, uma das suas missões de promoção do património cultural, natural e turístico da região.

O festival decorrerá, no dia 19 de maio, sob o lema “Caminhar pelo Desporto e pela Natureza”, com o habitual objetivo de divulgar e promover os percursos pedestres sinalizados existentes no concelho. Serão na totalidade 4 percursos pedestres, com extensões e graus de dificuldade diferentes.

De referir que, um dos percursos inserido nesta iniciativa, o PR4 “Trilho dos Dólmens”, foi um percurso implementado pela AMDT, tendo sido uma das ações do projeto “Património Natural da Serra Aboboreira como fator de desenvolvimento e competitividade territoriais do Baixo Tâmega”, de 2013.

A abertura do secretariado acontece pelas 08h00 no Pavilhão da EB 2,3 Carmen Miranda (coordenadas GPS 41°11’28.9″N 8°08’41.4″W), onde os participantes, para além de poderem optar pelo percurso que pretendem conhecer ou redescobrir, poderão também, no final da caminhada, visitar uma exposição onde outras associações e clubes estarão a divulgar e partilhar as atividades e trabalho desenvolvido.

Os percursos disponíveis para o evento são: 

  1. O PR2 MCN “Dois Rios Dois Mosteiros” na Freguesia de Vila Boa do Bispo, Bem Viver e Alpendorada, Várzea e Torrão – com cerca de 10 kms e um grau de dificuldade médio/fácil; 
  2. O PR4 BAOMCNAMT – “Trilho dos Dólmens” na Freguesia de Campelo e Ovil – Baião conta com cerca de 10 kms com um grau de dificuldade médio/fácil;
  3. O PR8 MCN “Trilhos de Portocarreiro” na Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles com cerca de 10 kms e um grau de dificuldade médio/fácil;
  4. E, o PR6MCN “Caminhos de Tongobriga” na Freguesia do Marco com 8 kms e um grau de dificuldade fácil.

Mais se informa que, as horas de saída estão previstas para as 8h30m e 9h30m sem tolerância e transporte assegurado pela organização.

Pelas 14h00, ocorrerá o almoço-convívio, no Pavilhão da Escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas Carmen Miranda, no Marco de Canaveses.

A organização aconselha o uso de bastões de caminhada; calçado apropriado para caminhadas; vestuário confortável; muda de roupa e calçado para o almoço permanecer o mais confortável possível e sempre uso de chapéu e protetor solar.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário