Início » Uma centena de jovens na Final Regional do Xadrez Escolar do Norte na Escola Secundária de Lousada

Uma centena de jovens na Final Regional do Xadrez Escolar do Norte na Escola Secundária de Lousada

por admin
Uma centena de jovens na Final Regional do Xadrez Escolar do Norte na Escola Secundária de Lousada

A Escola Secundária de Lousada acolheu, no dia 10 de maio, a final da modalidade de xadrez da região Norte, contando com a participação de cerca de uma centena de alunos, distribuídos em dois grupos competitivos: Iniciados e Juvenis.

Nesta competição, estiveram em jogo os títulos de campeões individuais e coletivos de cada escalão, reunindo alunos representantes de escolas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda, e entre os participantes estacam vários campeões distritais e nacionais, alguns com presenças nas seleções nacionais.

Os alunos competiram ao longo de oito rondas, quatro durante a manhã e quatro após a pausa para o almoço, culminando com a coroação dos campeões de xadrez escolar do Norte.

No escalão de Iniciados, Guilherme Hares, do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Santo Tirso, destacou-se como vencedor individual, enquanto o Colégio Efanor conquistou o título por equipas.

No escalão de Juvenis, David Luís Bento, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado de Vila Nova de Famalicão, foi o vencedor individual, acumulando impressionantes 7,5 pontos ao longo das oito rondas da competição. A Escola Secundária Rocha Peixoto da Póvoa de Varzim sagrou-se campeã por equipas neste escalão.

As escolas da região também estiveram bem representadas, tanto na competição de Iniciados quanto na de Juvenis. Afonso Ribeiro, do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, e Afonso Almeida, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria, foram os melhores representantes no escalão de Iniciados, ocupando a 13.ª e a 17.ª posição, respetivamente. A equipa do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião competiu no escalão de Iniciados, terminando na quarta posição, com catorze pontos, apenas 0,5 pontos atrás da equipa do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, terceira classificada.

Pedro Machado Ferreira e Daniel Alexandre Silva, ambos alunos da Escola Secundária de Penafiel, foram os melhores representantes da região no escalão de Juvenis, ocupando a 13.ª e a 19.ª posição final, com 4,5 pontos e 4 pontos, respetivamente. Na competição coletiva deste escalão, a equipa da Escola Secundária de Penafiel foi quinta classificada, somando 13 pontos, apenas um ponto abaixo dos lugares do pódio.

A cerimônia de premiação contou com a presença de Filipe da Silva, diretor da Escola Secundária de Lousada, António Augusto da Silva, vereador do município de Lousada, e Vitorino Dias Ferreira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Xadrez e árbitro chefe da competição.

Resultados Finais:

Iniciados Individuais:

Campeão: Guilherme Hares, Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Santo Tirso

Vice-Campeão: Sofia Valente, Colégio Efanor, Matosinhos

Terceiro Classificado: José Lucas Silva, Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães

Iniciados Equipas:

Campeão: Colégio Efanor, Matosinhos

Vice-Campeão: Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães

Terceiro Classificado: Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião

Juvenis Individuais:

Campeão: David Bento, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão

Vice-Campeão: Daniel Silva, Colégio Efanor, Matosinhos

Terceiro Classificado: Jesus Tinoco, Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga

Juvenis Equipas:

Campeão: Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim

Vice-Campeão: Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, Braga

Terceiro Classificado: Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis

Também poderá gostar de

Escrever um comentário