Início » Requalificada zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere em Resende

Requalificada zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere em Resende

por admin
Requalificada zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere em Resende

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO DOURO E TÂMEGA VALORIZOU LOCAL DE CULTO EM RESENDE

Parque do Carvalhal da zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere

O Parque do Carvalhal, envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, que acolhe, anualmente, a peregrinação icónica ao Santuário Mariano, foi alvo de obras de requalificação da responsabilidade da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), no âmbito da Rota do Românico.

A obra resultou na recuperação e valorização da envolvente ao Mosteiro, potenciando a sua vocação como espaço de função coletiva das práticas recreativas e de culto, numa preocupação de preservação da memória e respeito pela fragilidade do ecossistema, e num esforço de articulação equilibrada e harmoniosa entre as diferentes utilizações. 

Os percursos e plataformas, perfeitamente definidas por muros de granito e bloco resultado das procissões e romarias, foram requalificados através de cubos em granito e muros de contenção. Foi, ainda, intervencionado o pavimento junto à escadaria do nicho da Senhora da Piedade que permitiu criar um espaço sobrelevado e pavimentado a calçada de granito que vai agora permitir a realização das missas numa sala natural entre o arvoredo.

A intervenção nos Coretos, espaços que acolhem pequenos espetáculos, prendeu-se com a colocação de uma cobertura mais leve e adaptável.

Apresenta-se agora um local aprazível, com condições para receber visitantes e crentes e múltiplas práticas culturais.

Tratou-se de um projeto da Rota do Românico, de conservação, salvaguarda e valorização da envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, classificado como monumento nacional, cujo investimento rondou os 193 mil euros, comparticipados em 85% pelo Feder.

A iniciativa religiosa, que acontece todos os anos no 4º domingo do mês de maio, é um dos muitos motivos que faz rumar centenas de visitantes e peregrinos ao local, reunindo a comunidade de todas as paróquias do concelho de Resende.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário