Início » Mercado Histórico de Lousada começa na sexta-feira

Mercado Histórico de Lousada começa na sexta-feira

por admin
Mercado Histórico de Lousada começa na sexta-feira

A oitava edição do Mercado Histórico vai decorrer de sexta-feira, dia 7, até segunda-feira, dia 10. entre a Avenida Senhor dos Aflitos e o Largo do Pelourinho, Esta iniciativa de recriação histórica do quotidiano das populações dos meados do século XVII tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região. Distinguem-se, especialmente, pela forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar, através dos agrupamentos escolares do concelho e das suas respetivas escolas, professores e alunos. Nesta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil.

Nesse contexto, a sexta-feira, dia 7, é totalmente direcionada para o público escolar, durante o dia e também o espetáculo noturno. O Mercado abre às 10h00 e, até às 18h00, vai haver uma receção teatralizada, por um grupo dos atores, a que se segue uma visita guiada aos alunos de cada agrupamento, por todo o Mercado Histórico, mostrando mercadores, artesãos, explicando suas artes e ofícios, assistindo a animações feitas por músicos e animadores circenses. Os mais novos vão ainda ter a oportunidade de participar em jogos tradicionais, viajar num carrocel da época e contactar com falcões e interagir com os animais da pequena Quinta do Pelourinho.

Mais tarde, entre as 18h30 e as 20h00, o tempo é de animação musical e teatral pelas ruas e tabernas. 

Às 21h00 começa o Grande Cortejo, com o espetáculo “Escutando o Milagre da Senhora da Neves”, que conta com a atuação de alunos dos vários agrupamentos e do Colégio S. José de Bairros, integrados numa peça apresentada por atores profissionais e amadores e com a colaboração dos músicos profissionais. 

No sábado as atividades começam às 12h00, com uma representação teatral, que se prolonga até às 14h00, acompanhando, assim, o almoço. 

Até às 19h00 vai haver animação com artes circenses, música, dança e teatro. Os Carroceis da época, os Jogos Tradicionais, demonstrações e workshops de artesãos de vários ofícios e a Falcoaria vão ser algumas das atividades prevista para o dia.

Às 21h45, no palco junto à estátua do Bispo, vai ser apresentada a peça “As Benzedeiras de Meinedo”, apresentada pelos atores profissionais e amadores e com a colaboração dos músicos profissionais.

No domingo a programação do sai anterior mantém-se quase inalterada, mas a peça apresentada, a partir das 21h45, no palco do Bispo, é “As vizinhas comentam os milagres”.

Na segunda-feira, feriado, para além das atividades que decorrem durante o dia, a partir das 12h00, vai se apresentada a peça de teatro “Não há seca que não dê em Milagre”, também junto estátua do Bispo, às 21h45.

As quatro noites terminam com a manipulação de Fogo Teatral e Musical nos Paços do Concelho.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário