Início » Município de Paredes homenageia poeta Daniel Faria com livro infantojuvenil

Município de Paredes homenageia poeta Daniel Faria com livro infantojuvenil

por admin
Município de Paredes homenageia poeta Daniel Faria com livro infantojuvenil

Um livro a oferecer às crianças e jovens no próximo ano letivo

“O Carrossel Daniel Faria e o Seu Mundo” do autor Nuno Higino com ilustrações de José Emídio será editado pela autarquia de Paredes 

O poeta Daniel Faria (1971-1999), natural de Baltar, Paredes, morreu precocemente aos 28 anos, no dia 9 de junho. Este domingo assinala-se o 25.º aniversário da sua morte. De recordar, quando lhe pediram um auto-retrato, Daniel Faria escreveu que era “um rosto que há-de vir”.

Perpetuando e homenageando a memória do poeta, o Município de Paredes está a editar o livro “O Carrossel Daniel Faria e o Seu Mundo” do autor Nuno Higino com ilustrações de José Emídio. A obra infantojuvenil será distribuída às crianças e jovens do concelho de Paredes no próximo ano letivo.

Segundo o autor do livro, Nuno Higino, “toda a narrativa gira à volta do carrossel, um elemento essencial no seu imaginário poético. Trata-se de uma construção biográfica a partir da obra de Daniel Faria, mais do que a sua vida. Apesar de serem facilmente identificados lugares, pessoas e momentos, a intenção não foi investigar e desvendar o seu percurso vital, desde aquele domingo de Ramos em que nasceu, até à sua morte jovem. Foi na sua poesia que encontrei os elementos que me parecem significativos para falar duma personalidade fascinante que continua, 25 anos após a sua morte, a cativar leitores e admiradores.”

Em 2023, o Papa Francisco, no seu primeiro discurso em Portugal, no CCB em Lisboa, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude, citou Daniel Faria, um dos poetas imortais.

A edição do livro “O Carrossel Daniel Faria e o Seu Mundo”, pelo Município de Paredes, realiza-se em parceria com a Cooperativa Árvore. A iniciativa é promovida no âmbito do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, ao abrigo do investimento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”.

Capa livro infantojuvenil sobre Daniel Faria

BIOGRAFIA OFICIAL

Daniel Faria nasceu em Baltar, Paredes, a 10 de abril de 1971. Frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa – Porto, tendo defendido a tese de licenciatura em 1996. No Seminário e na Faculdade de Teologia criou gosto por entender a poesia e dialogar com a expressão contemporânea. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Durante esse período (1994-1998) a opção monástica criava solidez. A partir de 1990, e durante vários anos, esteve ligado à paróquia de Santa Marinha de Fornos, Marco de Canaveses. Aí demonstrou o seu enorme potencial de sensibilidade criativa encenando, com poucos recursos, As Artimanhas de Scapan e o Auto da Barca do Inferno. Faleceu a 9 de junho de 1999, quando estava prestes a concluir o noviciado no Mosteiro Beneditino de Singeverga.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário