Início » Felgueiras testa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil concelhio

Felgueiras testa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil concelhio

por admin
Felgueiras testa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil concelhio

O Município de Felgueiras promoveu um exercício de grande envergadura para testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil concelhio. A organização e sistematização dos meios de resposta em caso de graves acidentes foram testadas na Vila da Longra, palco de um grave acidente rodoviário simulado, no passado dia 15 de junho.

O cenário simulado de projeção de um autocarro de passageiros originou 58 “vítimas” que foram assistidas pelas corporações de bombeiros concelhias, coadjuvadas pelas corporações dos territórios vizinhos. Simultaneamente, e para testar a resposta a múltiplas solicitações, foi ainda simulado, nas proximidades do acidente, um incêndio numa habitação, de onde resultou um ferido e uma família desalojada.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, acompanhou os trabalhos e realçou a importância da iniciativa: “Estes exercícios são fundamentais para avaliarmos a capacidade de resposta dos serviços municipais e o treino dos diversos agentes de proteção civil que atuam ou que podem ser chamados a atuar no Município, em caso de acidente grave”.

Para as ações de resposta do exercício houve a mobilização real de meios e recursos existentes no Concelho de Felgueiras e em toda a área da Sub-região do Tâmega e Sousa, numa linha de tempo real.

Nuno Fonseca sublinha a “forte e articulada capacidade de resposta demonstrada por todos os intervenientes não só no processo de socorro imediato, mas na gestão de todos os procedimentos (logísticos, sociais, …) que um acidente deste género poderia vir a ter como consequências”.

Nas ações de resposta ao exercício participaram diversos agentes de proteção civil, nomeadamente corporações de bombeiros voluntários (Felgueiras, Lixa, Freamunde, Lousada, Penafiel, Vila Meã, Amarante), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica, Segurança Social, Autoridade Sanitária de Saúde, bem como os diversos serviços municipais, num total de mais de meia centena de meios e 80 operacionais.

O Plano de Emergência e Proteção Civil do Município de Felgueiras vai já na 3ª geração.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário