Início » Foram entregues os prémios do VIII Concurso Literário “Ler Lousada” 

Foram entregues os prémios do VIII Concurso Literário “Ler Lousada” 

por admin
Foram entregues os prémios do VIII Concurso Literário “Ler Lousada” 

Foram entregues no dia 11, terça-feira, os prémios aos vencedores do VIII Concurso Literário Ler Lousada. 

Participaram 18 turmas de 4.º ano, de 17 Escolas Básicas do 1.º ciclo, que se basearam no livro “Pedra a pedra, bicho a bicho”, de João Pedro Mésseder. Escrito por David Machado, o livro “Elisa”, inspirou os textos de 41 alunos do 6.º ano. Os 24 cartunes de alunos de 9.º ano tomaram o livro “Van Dog”, de António Pilar, como ponto de partida. As três alunas do 12.º ano basearam-se no livro “Dieta da Poesia”, de Afonso Cruz, para escreverem os textos com que concorreram. 

O Plano Municipal de Leitura – Ambiente, em geral, e o Ler Lousada em particular, proporciona às escolas e aos alunos uma oportunidade para enriquecerem as suas Bibliotecas Escolares e particulares, já que os prémios são livros.

 Na cerimónia de entrega o Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, destacou que neste projeto “foram oferecidos mais de 40 mil livros e alunos e professores, desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade”. 

O Dr. Manuel Nunes salientou ainda a “importância deste concurso que é uma forma de evidenciar a qualidade dos trabalhos apresentados”.

Assim, os vencedores do 4.º ano foram “Ambiente”, Turma CA4-D, da Escola Básica de Caíde de Rei, Agrupamento de Escolas de Lousada Este, seguido de “Fauna, Flora e…Rio”, Turma A, da Escola Básica de Boavista-Silvares, Agrupamento de Escolas de Lousada, e “Um Segredo a Preservar”, da Turma 3ASM, da Escola Básica de S. Miguel – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

Relativamente ao 6.º ano, os três prémios foram entregues aos trabalhos “O Renascer da Elisa”, de Leonor Santiago Miranda e Silva, da Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei) – Agrupamento de Escolas de Lousada Este, “Recordações”, de Ana Luísa Teixeira da Silva, da Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei) – Agrupamento de Escolas Lousada Este, e “Elisa (outra conclusão da história)”, de Maria Francisca Sousa Peixoto, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde) – Agrupamento de Lousada Oeste

“Espera Eterna”, de Ana Carolina Sousa Marques, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde) – Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, “Ler ou Passear, Eis a questão!”, de Ana Margarida Pinto Ribeiro, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde) – Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, e “Sobre a Inteligência Artificial…”, de Rita Isabel Gomes Silva, da EBS de Lousada Norte (Lustosa) – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, foram os vencedores do 9.º ano. 

No que respeita ao 12.º ano, o 1.º prémio foi para “Um Encontro que Salvou Vidas”, de Lara Filipa Campos Pinto, da EBS de Dr. Mário Fonseca (Nogueira) – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, a que se seguiu “Manual da Imaginação”, de Maria Leonor da Costa Alves, da EBS de Lousada Norte (Lustosa) – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, e “Saudades de Quem Fui”, de Maria Leonor Ferreira Araújo, da EBS de Lousada Norte (Lustosa) – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário