Início » USF Terras do Souza debateu apoios aos cuidadores informais

USF Terras do Souza debateu apoios aos cuidadores informais

por admin
USF Terras do Souza debateu apoios aos cuidadores informais

A ULS do Tâmega e Sousa, através da Unidade de Saúde Familiar Terras do Souza, promoveu a primeira edição das Jornadas do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), num encontro que decorreu na Casa da Cultura de Paredes.

Tendo como mote “Dar a mão a quem cuida” a iniciativa teve como principal objetivo a promoção e partilha de conhecimento e experiência na área dos cuidados informais, de forma a que os participantes pudessem identificar pontos de melhoria nos cuidados que prestam a familiares e amigos.

A atividade abordou áreas concretas de interesse do cuidador informal, como é o caso do estatuto do cuidador informal, os projetos municipais dirigidos a estas pessoas e os apoios sociais. Estiveram ainda presentes médicos de medicina geral e familiar, que transmitiram conselhos úteis de dirigidos ao cuidador e ao tipo de cuidados que cada um é responsável por prestar.  

O GAM surgiu inicialmente para cuidadores informais de pessoas com demência. Depois de uma implementação bem-sucedida, a equipa alargou o apoio para cuidadores informais de pessoas com dependência. Tendo interrompido a atividade por causa da COVID-19, o GAM retomou as operações em janeiro de 2023.

Os encontros do grupo decorrem na USF Terras de Souza nas terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14 às 15.30h, e servem como um espaço de troca de informações e partilha de experiências que pretendem ajudar o trabalho dos cuidadores informais na componente operacional, mas também na forma como lidam com as pressões diárias do trabalho que fazem todos os dias.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário