Início » Jóia do Barroco de Baião é paragem obrigatória no Douro e Tâmega

Jóia do Barroco de Baião é paragem obrigatória no Douro e Tâmega

por admin
Jóia do Barroco de Baião é paragem obrigatória no Douro e Tâmega

Capela do Senhor do Bom Despacho um “Museu Permanente de Arte Sacra”

A Capela do Senhor do Bom Despacho uma jóia do Barroco em Baião, território do Douro e Tâmega, usufruiu de um projeto da Rota do Românico, promovido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, para fazer as delícias culturais dos turísticas.

Sendo um dos exemplares mais notáveis do estilo barroco, com decoração interior em talha dourada e policromada, a intervenção baseou-se na conservação e restauro  dos retábulos da nave e do conjunto escultórico da Capela do Bom Despacho.

Este monumento ímpar baionense, cuja construção se situa na primeira metade do século XVIII, reflete o gosto arquitetónico da época, ao adotar a planta octogonal e o estilo joanino. Apresenta, no seu interior, altar-mor e seis laterais, com representações de cenas da vida de Cristo. Pode já ser visitada por todos, sendo por isso, mais um motivo para viajar pela região e explorar a riqueza cultural e patrimonial do território Douro e Tâmega.

O investimento  que contemplou conservação e restauro do seu espólio  rondou os 90 mil euros com uma comparticipação de 85% do FEDER.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário