Casa aberta para acolher as artes performativas e criação artística nacional e internacional.
O novo equipamento cultural do Municipio de Paredes destina-se também a servir a Área Metropolitana do Porto e a região do Tâmega e Sousa. Sendo a cultura um pilar fundamental para o desenvolvimento e crescimento da sociedade, “o CCP é um equipamento cultural e turístico ao serviço da nossa comunidade e de quem nos visita”, refere, Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.
“Paredes está agora no mapa cultural nacional”.
Neste novo espaço de cultura e diálogo, de reflexão e preservação da memória coletiva, apresenta-se a programação diversificada das artes performativas com um programa artístico diversificado para outubro, novembro e dezembro de 2024.
O CCP foi construído no edifício da antiga Adega Cooperativa de Paredes, “é uma expressão da fusão entre o passado industrial e a atualidade. Com um design que homenageia a arquitetura industrial do edifício anterior, o centro cultural exibe uma aparência contemporânea que respeita e reinterpreta a herança local”, refere a sinopse do projeto criado pelo gabinete de arquitetura Spaceworkers.
O CCP é composto por três espaços diferentes: o Grande Auditório que tem uma plateia inclinada com capacidade para 512 pessoas sentadas em plateia, o Pequeno Auditório para 450 pessoas em pé e a Paredes Arena que acolhe mais de 2500 pessoas em pé. O equipamento cultural irá dispor de outros espaços de apoio, como um café-concerto e um restaurante.
Importa salientar que a mecânica de cena e o palco de Grande Auditório estão preparados para qualquer teatro ou ópera dentro das suas necessidades criativas e cenografias. Trata-se de um dos maiores espaços da região norte para a produção de grandes espetáculos.
O CCP propõe nos seus palcos várias atividades com o propósito de estabelecer a aproximação a todos os públicos. Pelos palcos do Grande Auditório, do Pequeno Auditório e do Paredes Arena vão passar obras e artistas de referência do Teatro, Dança, Espetáculos, Concertos entre outras Performances Artísticas.
O CCP na sua missão cultural de potenciar a relação dos artistas, dos públicos, das diversas instituições e dos parceiros, aposta na apresentação de espetáculos de todas as áreas das artes performativas.
A estrear a programação no Grande Auditório, no dia 26 de outubro, pelas 21h30, destaca-se a atuação da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian dirigida pelo Maestro Lorenzo Viotti, contando com a participação especial do Solista Carlos Ferreira, natural de Paredes, um dos mais aclamados clarinetistas da atualidade. Integra ainda esta formação o concertino Vadim Tsibulevsky. O programa do concerto divide-se em duas partes, tendo na primeira parte Wolfgang Amadeus Mozart: Concerto para Clarinete e Orquestra, em Lá Maior, K. 622 (c. 28 min.) e depois do intervalo Johannes Brahms: Sinfonia n.o 1, em Dó menor, op. 68 (c. 45 min).
Em novembro, dia 23, pelas 21h30, recebe destaque no Paredes Arena o concerto dos Xutos & Pontapés, a banda mítica portuguesa que celebra 45 anos de rock&roll.
Até ao final do ano, apresentamos vários espetáculos que desafiam a uma visita ao CCP.
O CCP será, sem dúvida, uma “casa de cultura e para a cultura” aberta a todos. Será um equipamento municipal para usufruir antes e depois dos espetáculos.
“Venha fazer parte da nova identidade cultural de Paredes!” é o convite de Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.
O futuro da cultura em Paredes e da região passa agora pelos caminhos do CCP, onde todos são bem-vindos!
O Programador Cultural, João Aidos, do CCP apresenta uma programação eclética para todos os públicos.
Conheça a programação: Agenda CCP
Fotografias: CM de Paredes