Início » Antiga Escola Primária de Míguas Torna-se Centro de Relação Comunitária para Envelhecimento Ativo e Convívio

Antiga Escola Primária de Míguas Torna-se Centro de Relação Comunitária para Envelhecimento Ativo e Convívio

por admin
Antiga Escola Primária de Míguas Torna-se Centro de Relação Comunitária para Envelhecimento Ativo e Convívio

No próximo dia 30 de outubro, o edifício da antiga escola primária de Míguas, em Santa Marinha do Zêzere, será inaugurado como o novo Centro de Relação Comunitária (CRC), com uma cerimônia aberta à população, marcada para as 17h00. Este novo espaço surge como um ponto de encontro dedicado ao convívio, envelhecimento ativo e participação cívica da comunidade local, especialmente para os seniores.

O projeto de renovação incluiu nova pintura, recuperação do soalho, reconstrução das casas de banho, instalação de vedação e melhorias nos espaços exteriores, conferindo todas as condições para que o centro possa acolher atividades variadas e integradoras. Parte do edifício já havia sido cedida anteriormente à paróquia e transformada numa capela dedicada ao Santo Cura D’Ars, preservando uma função religiosa e cultural no espaço.

Centro para Convívio e Integração da Comunidade

Para Filipe Fonseca, vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, este novo espaço comunitário será “mais do que um edifício”, representando um ponto de partilha e convívio, onde a população, especialmente os idosos, “se sinta acolhida e ativa”. O autarca reforçou que o objetivo é “estimular a vida social, promovendo a troca de experiências e o encontro de gerações”.

Rede de Centros de Relação Comunitária em Baião

Este é o terceiro CRC inaugurado durante o atual mandato, integrando-se numa rede já composta por centros em Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, Teixeira e Teixeiró, fruto de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia. A gestão dos centros inclui técnicos especializados disponibilizados pela autarquia, enquanto as Juntas de Freguesia asseguram o transporte e o lanche dos utentes. Além disso, o município financia um fundo específico para a dinamização dos CRCs, ajustando-o conforme as propostas que melhor atendam às necessidades dos utentes.

Os Centros de Relação Comunitária têm-se destacado como uma resposta inovadora para fortalecer a coesão social e a inclusão ativa dos idosos de Baião, oferecendo espaços de encontro e oportunidades para uma vida mais integrada e participativa.

Fotografias: Município de Baião

Também poderá gostar de

Escrever um comentário