No espírito do Halloween, os 235 alunos da Escola Básica N.º 1 do Marco de Canaveses visitaram ontem o edifício dos Paços do Concelho, onde entoaram em uníssono o tradicional “Doçura ou Travessura” ao Executivo Municipal. Recebidos pela Presidente do Município, Cristina Vieira, e pelo Vereador Nuno Pinto, os pequenos foram brindados com rebuçados e outras guloseimas, numa tentativa de prevenir qualquer travessura inesperada.
As crianças, disfarçadas de bruxas, mágicos, fantasmas e outras personagens assustadoras, mas simpáticas, deliciaram-se com o momento, que foi marcado pela alegria e originalidade dos trajes preparados com a ajuda dos professores. O evento proporcionou uma manhã de diversão e ajudou a cumprir a tradição de Halloween, que, embora não tenha raízes profundas em Portugal, tem vindo a ganhar popularidade.
O termo “Halloween” significa “Dia das Bruxas”, celebração com origem celta, repleta de simbolismo e associada a superstições. Em Portugal, embora o Halloween seja uma tradição importada, as bruxas e o misticismo fazem parte do folclore nacional. A crescente influência da cultura pop e das tradições anglo-saxónicas contribuiu para o interesse nas festividades, impulsionando as celebrações e atividades temáticas entre as gerações mais novas.
Fotografias: CM do Marco de Canaveses