Os idosos de Celorico de Basto tiveram uma semana especial de comemorações de Halloween graças ao programa “Celorico a Mexer”, que promoveu atividades festivas em cada um dos polos urbanos do concelho. As celebrações alusivas ao Dia das Bruxas, oficialmente celebrado a 31 de outubro, começaram na segunda-feira e terminaram hoje, com um percurso que incluiu o Centro Cultural de Fermil, o salão paroquial de Fervença, o Centro Escolar de Gandarela e, por fim, o salão paroquial de Britelo, na sede do concelho.
A iniciativa, uma das muitas promovidas pelo programa, teve como foco principal promover a inclusão e o bem-estar dos mais idosos, proporcionando-lhes momentos de convívio e alegria. “Temos um Celorico a Mexer cada vez mais dinâmico e que procura proporcionar aos nossos idosos experiências marcantes, que os tiram de casa e os fazem viver intensamente. O Dia das Bruxas é mais uma dessas atividades, diferente, é certo, mas carregada de boa disposição e alegria onde todos e todas se divertem e convivem,” sublinhou Maria José Marinho, Vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto. A autarca destacou ainda a importância de ações que promovam o sentimento de pertença e a inclusão, características essenciais do “Celorico a Mexer”.
Apesar de ser uma novidade para muitos dos participantes, dada a fraca tradição de Halloween em Portugal, a comemoração decorreu com grande entusiasmo. Os espaços foram decorados com bruxas, teias, fantasmas e abóboras, num ambiente animado com música popular, bailarico e iguarias típicas, como doce de abóbora. Esta celebração de Halloween demonstrou, uma vez mais, o compromisso de Celorico de Basto em criar momentos de partilha e bem-estar para os seus idosos, reforçando laços afetivos e promovendo a alegria.
Fotografias: CM de Celorico de Basto