Início » Lousada assinala o Mês do Cuidador com iniciativas de apoio aos Cuidadores Informais

Lousada assinala o Mês do Cuidador com iniciativas de apoio aos Cuidadores Informais

por admin
Paredes cuida de 142 cuidadores informais. O Projeto CUI(DAR) recebeu o Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Com o lema “Eu Cuido, Tu Cuidas, Lousada Cuida”, o Município de Lousada dedicou o mês de novembro aos cuidadores informais, assinalando a data com diversas iniciativas de sensibilização e apoio. A abertura oficial das atividades aconteceu no dia 5 de novembro, com a apresentação de um vídeo nas redes sociais intitulado “Lousada abraça os cuidadores informais”, sublinhando o reconhecimento e apoio a quem dedica tempo e cuidado a familiares e pessoas em situação de dependência.

No próximo sábado, dia 9 de novembro, realiza-se o webinar “O Estatuto do Cuidador Informal”, a partir das 14h30, onde serão abordados os direitos e apoios disponíveis para estes cuidadores. No dia seguinte, domingo, os cuidadores informais terão uma oportunidade de partilha e convívio num piquenique, intitulado “Convívio Cuidar”, que acontecerá na Escola Secundária de Lousada a partir das 14h00 e contará com animação musical pela artista Salomé Ferreira.

Ainda no âmbito do Mês do Cuidador, no dia 23 de novembro, às 14h30, será realizado mais um webinar, desta vez com o tema “Promoção da funcionalidade da pessoa cuidada no domicílio”, que visa partilhar orientações práticas para facilitar o cuidado em casa.

Estas ações são promovidas pelo Município de Lousada em colaboração com o Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada (CACIL), a Segurança Social e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Lousada, numa resposta integrada de apoio aos cuidadores. O município encoraja todos os cuidadores e familiares a procurarem estes serviços para melhor conhecerem os recursos disponíveis, reafirmando o compromisso de Lousada em cuidar de quem cuida.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário