O Amarante Cine-Teatro acolheu, no dia 31 de outubro, a I Gala Amarante+Social, uma cerimónia que distinguiu o trabalho e a dedicação das 84 instituições que compõem a Rede Social do município. O evento, inserido na décima edição da Campanha Amarante de Igual para Igual, teve como objetivo reconhecer o impacto social e comunitário das organizações que atuam nas áreas de educação, saúde, infância, juventude, emprego, envelhecimento, ação social e valorização do património.
Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, José Luís Gaspar, destacou a importância deste reconhecimento ao afirmar que o município valoriza “de forma simbólica, o trabalho de excelência de todas as pessoas que diariamente intervêm em prol da inclusão e coesão social”, sublinhando ainda que “a ação social deve ser um dos principais eixos de atuação de qualquer autarquia.”
Durante a gala, as entidades foram premiadas em cinco categorias principais:
1. Instituições Públicas e Governamentais, como a ULS Tâmega e Sousa, IEFP e as Juntas de Freguesia do concelho.
2. Educação, Ensino Artístico e Profissional, onde se destacaram escolas e instituições de ensino artístico, como a Escola Profissional António do Lago Cerqueira e o Colégio de São Gonçalo.
3. Bem-Estar e Intervenção Comunitária, que incluiu associações como a Casa do Povo de Amarante e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Amarante.
4. Desenvolvimento Cultural, Social e Económico, com destaque para organizações como a Associação Empresarial de Amarante e o Instituto Empresarial do Tâmega.
5. Distinção +Social, homenageando organizações que promovem o apoio social, como a Santa Casa da Misericórdia de Amarante e o CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural.
A noite contou também com atuações culturais locais, como a Tuna da Universidade Sénior – Polo de Amarante e de Vila Meã, o Conservatório de Amarante, e o artista NOBLE, abrilhantando uma celebração de cooperação e solidariedade no concelho.
Fotografias: CM de Amarante