O Município de Paços de Ferreira foi notificado pela Comissão Europeia de que o seu projeto “Vamos Aprender a Nadar” é um dos 12 finalistas do programa europeu “Erasmus+ Sport Be Active Awards 2024” e integra o pódio na categoria de Educação, destacando-se entre 106 candidaturas de vários países da União Europeia.
Lançado em setembro de 2022, o programa tem como principal objetivo proporcionar o ensino gratuito de natação a alunos do 3.º e 4.º anos do ensino básico. O projeto abrangeu, no último ano letivo, mais de 900 crianças, com o duplo propósito de promover competências motoras aquáticas para a prática desportiva e prevenção de afogamento, uma das principais causas de mortalidade em jovens até aos 24 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além da prevenção, o programa visa também o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças, potenciando o seu bem-estar e, consequentemente, o seu rendimento escolar. Segundo a última avaliação do projeto, 83% dos participantes adquiriram competências aquáticas desejadas, um avanço de 75% face à avaliação inicial.
A implementação deste programa envolve consideráveis recursos humanos e materiais, mas o Município de Paços de Ferreira acredita nos benefícios compensatórios a longo prazo. O sucesso do projeto conta com o apoio essencial do Clube Aquático Pacense e da empresa municipal GesPaços.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 26 de novembro, em Bruxelas, onde Paços de Ferreira representa Portugal entre os três finalistas europeus da categoria Educação.