No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Cuidador Informal, uma ação formativa intitulada “Verdades e Mitos Comuns em Torno da Experiência de Ser Cuidador” decorreu na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, a 8 de novembro. O evento reuniu 18 cuidadoras informais de diferentes freguesias do concelho, permitindo um espaço de partilha sobre os desafios e sentimentos associados ao cuidado diário de familiares.
A iniciativa, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Baião e pela Segurança Social, insere-se no projeto do Estatuto do Cuidador Informal e no Plano de Intervenção Específico, desenhado para cada cuidador. Esta ação formativa faz parte de um conjunto de atividades mensais que visam não só proporcionar momentos de descontração e troca de experiências, mas também oferecer formação prática, com o apoio de profissionais de saúde e de segurança social.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, esteve presente, destacando a importância de reconhecer e valorizar o trabalho exigente dos cuidadores informais. Para o autarca, o envolvimento do município nestas atividades representa “um gesto de reconhecimento e valorização pela dedicação de cada cuidador aos seus familiares.”
Fotografia: CM de Baião