O Município de Celorico de Basto vai assinalar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores nomes da literatura universal, com a cerimónia intitulada “Vida e obra de Camões: 500 anos do criador da poética da nossa língua”.
O evento terá lugar no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 29 de novembro, com início às 15h30, e contará com a participação de diversos especialistas na vida e obra do autor de Os Lusíadas.
Entre os oradores estão nomes de destaque como a professora e investigadora Maria Bochicchio, da Universidade de Coimbra, a escritora Isabel Rio Novo, autora da obra Fortuna, Caso, Tempo e Sorte, e Carlos Maria Bobone, escritor e crítico literário, autor da biografia Camões – Vida e Obra.
A cerimónia inclui ainda um recital poético com declamações de poemas de Camões, conduzido pelo ator e declamador Pedro Lamares, e a participação de alunos do concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa, de atores locais e da Academia de Música de Basto, que assegurarão os momentos musicais.
Esta iniciativa, promovida pelo escritor Afonso Valente Batista, patrono da cultura do município, pretende homenagear a relevância de Luís Vaz de Camões na cultura e na educação portuguesa, destacando a sua obra e legado literário.