O concelho de Baião tem registado a submissão de várias candidaturas aos apoios excecionais destinados a mitigar os prejuízos provocados pelos incêndios deste ano. Até ao momento, o Balcão de Apoio de Baião, criado a 11 de outubro, submeteu 108 candidaturas para prejuízos na agricultura.
Prejuízos na agricultura
No total, até 5 de dezembro, foram submetidas 183 candidaturas referentes a perdas na agricultura, representando um valor global de 654 mil euros. O Balcão de Apoio tem desempenhado um papel importante neste processo, orientando os munícipes e facilitando a submissão de candidaturas.
Prejuízos em habitações
Relativamente aos prejuízos em habitações, até à mesma data, não foram registadas candidaturas provenientes do concelho de Baião na linha de apoio aberta para esse efeito. As candidaturas para este tipo de apoio devem ser feitas no portal da CCDR-N, acompanhadas dos documentos necessários, disponíveis para consulta nas plataformas municipais.
Prejuízos na apicultura
Desde 3 de dezembro, está aberta a submissão de candidaturas para prejuízos relacionados com a atividade apícola, incluindo impactos diretos ou indiretos na alimentação dos efetivos. São elegíveis apiários registados em áreas afetadas ou num raio de 1,5 km dessas zonas.
Para formalizar estas candidaturas, os interessados devem apresentar:
• Número de beneficiário do IFAP;
• Comprovativo de IBAN;
• Declaração anual de existências de setembro de 2023.
Prazo de submissão
As candidaturas para estas três linhas de apoio (agricultura, habitações e apicultura) podem ser submetidas até ao dia 31 de dezembro.
Para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades na submissão, os interessados podem contactar o Balcão de Apoio de Baião pelos seguintes meios:
• Telefone: 255 540 500
• Email: balcao.apoio.incendios@cm-baiao.pt
Fotografias: CM de Baião