Foi publicada a Portaria que permite ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) iniciar os procedimentos para a construção do Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa, a ser instalado na Área de Acolhimento Empresarial de Caíde de Rei, em Lousada.
O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, expressou satisfação com o avanço do projeto:
“É com muita satisfação que vemos ser dado mais um passo decisivo para que o Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa possa ser uma realidade, que é um projeto muito desejado pelo concelho e pela região.”
Este projeto teve início formal com a assinatura de um memorando de entendimento em 11 de janeiro de 2022, durante o mandato do anterior governo. Recentemente, o Presidente da Câmara reuniu com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, para reforçar a importância do projeto e acompanhar o seu desenvolvimento.
Pedro Machado destacou a urgência no início das obras:
“É imperioso que o IEFP proceda à abertura do respetivo concurso público com a máxima celeridade possível, uma vez que o tempo começa a escassear para a execução de uma obra com esta magnitude, traduzida num investimento com um montante máximo global de 18.643.000 euros.”
O novo Centro, com uma área total de 9.000 m², incluirá diversas valências, como salas de coordenação, gabinetes técnicos, espaços de direção, um auditório, refeitório, bar, e áreas específicas para a formação em setores como construção civil, eletricidade, domótica, robótica, energias renováveis, saúde, entre outros.
Este investimento visa proporcionar melhores condições para a formação profissional na região do Tâmega e Sousa, respondendo às necessidades locais e reforçando o desenvolvimento económico e social.