A Casa da Cultura de Paredes inaugurou no passado sábado, 14 de dezembro, a exposição das 24 obras finalistas do Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva. A abertura contou com a presença da vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, da curadora da mostra, Isabel Patim, e dos jurados do concurso, António Ponte, Helena Mendes Pereira e José Emídio.


Os artistas premiados:
– 1º prémio a Acácio Viegas – “Obra livre de quê?”
– 2º prémio – Jiôn / Kiim – “Diálogo entre as pedras e as rosas negras”
– 3º prémio a Mariana Moreira – “Nature is art”
Natural de Viana do Castelo, Acácio Viegas é professor, Artista Visual e Designer. Nas redes sociais deixa o seu agradecimento “Fico feliz por ter tocado a sensibilidade do júri e receber este reconhecimento que é especial também porque homenageia um artista que muito admiro e que foi meu professor, o Mestre Henrique Silva.“
Esta exposição apresenta trabalhos de 24 artistas, incluindo nomes como Acácio Viegas, Ana Raquel Silva, Joaquim Rocha e Mariana Moreira, entre outros. Criado em 2019, o prémio visa incentivar a criação artística na área das artes plásticas e prestar homenagem ao pintor Henrique Silva, natural de Paredes, nascido em 1933.
A mostra estará aberta ao público até 11 de janeiro de 2025, com visitas disponíveis de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do município em promover a arte e a cultura, envolvendo a comunidade local e a comunidade artística nacional.
Fotografias: CM de Paredes