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Eletrificação da Linha do Douro entre Marco e Régua avança com investimento de 110 milhões de euros

por admin
Eletrificação da Linha do Douro entre Marco e Régua avança com investimento de 110 milhões de euros

Foi publicado no portal da contratação pública, a 13 de janeiro, o contrato da obra de eletrificação da Linha do Douro no troço entre Marco de Canaveses e Régua. A intervenção, adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP) a um consórcio de empresas, envolve um investimento de 110 milhões de euros e terá uma duração prevista de três anos. O contrato havia sido assinado em novembro de 2024.

O projeto abrange um percurso de 47 quilómetros, sendo que 21 destes se encontram no concelho de Baião. Para Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, a obra representa um marco significativo para a região. “A eletrificação da Linha do Douro até à Régua era a obra que estava a faltar para melhorar a mobilidade, o conforto e a qualidade de vida das populações, além de reforçar a atratividade e o desenvolvimento económico do território”, afirmou o autarca, destacando também a importância do projeto para o turismo sustentável na região.

Detalhes da intervenção

A obra, cuja fase inicial do concurso público decorreu em 2023, contempla:

Eletrificação integral e instalação de sistemas de tração elétrica.

Modernização de estações e apeadeiros, incluindo a criação de cais de 150 metros de comprimento e 0,76 metros de altura. A estação da Régua terá um cais com 200 metros, adequado para serviços Intercidades.

Reabilitação de infraestruturas como túneis e estabilização de 40 taludes ao longo da linha.

O início dos trabalhos neste troço está planeado para 2024, com a conclusão prevista para 2027.

Impacto e desafios

Estudos encomendados pela IP indicam que o número de passageiros na Linha do Douro poderá aumentar em 104% até 2051, evidenciando o impacto desta modernização no transporte ferroviário regional. O projeto insere-se numa visão de longo prazo, integrando o território num contexto de desenvolvimento sustentável e com maior eficiência nos sistemas de mobilidade.

Atualmente, a eletrificação da linha está concluída até Marco de Canaveses. O prolongamento desta infraestrutura até à Régua reforça o compromisso com a melhoria das ligações ferroviárias e o dinamismo económico da região.

Fotografias: CM de Baião

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