A Câmara Municipal de Castelo de Paiva formalizou recentemente a atribuição de apoios financeiros às juntas de freguesia do concelho, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho. A iniciativa, integrada na política de proximidade defendida pelo Executivo Municipal liderado por José Rocha, inclui a transferência de 59.500 euros e a cedência de meios humanos às várias freguesias do território.
No ano de 2025, mantém-se também o processo de transferências de competências do município para as juntas de freguesia, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2019 de 30 de abril. Segundo a autarquia, as transferências relacionadas com estas competências irão totalizar mais de 300 mil euros, reforçando os recursos das freguesias para uma gestão local mais eficiente.
O presidente José Rocha destacou a prioridade em promover a coesão territorial, garantindo uma distribuição justa dos recursos disponíveis e assegurando a igualdade de tratamento entre todas as freguesias de Castelo de Paiva. Este reforço financeiro reflete o compromisso do município em proporcionar às populações melhores condições e serviços.