Início » Amarante reduz custos na gestão da frota municipal em cerca de 2 milhões de euros

Amarante reduz custos na gestão da frota municipal em cerca de 2 milhões de euros

por admin
A reorganização da frota e a adoção de novos sistemas de gestão resultaram numa maior eficiência operacional e na otimização dos recursos.

A implementação de medidas estratégicas na gestão da frota municipal de viaturas e equipamentos permitiu ao Município de Amarante uma poupança de cerca de 2 milhões de euros entre 2014 e 2024. A reorganização da frota e a adoção de novos sistemas de gestão resultaram numa maior eficiência operacional e na otimização dos recursos.

Uma das principais iniciativas foi a criação e implementação do Regulamento de Uso de Veículos Municipais, que estabeleceu normas para a organização e utilização da frota. Além disso, a integração de um sistema de gestão por GPS possibilitou o controlo em tempo real dos percursos, a redução do consumo de combustível e um acompanhamento mais eficaz dos veículos.

Em comparação com 2013, registou-se, em 2023, uma redução de 14% nos custos de manutenção e combustível, o que representa uma economia superior a 90 mil euros. Estes resultados foram alcançados apesar do aumento do preço do combustível, que atualmente é 21% superior ao de 2013.

A introdução de um parque de viaturas de utilização partilhada, a capacitação dos condutores para condução eficiente e a renovação da frota com veículos híbridos e elétricos foram outras medidas implementadas, alinhadas com o objetivo de sustentabilidade e descarbonização.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, estas medidas permitiram a modernização da frota, a otimização dos recursos e a melhoria da capacidade de resposta dos serviços municipais.

Fotografia: CM de Amarante

Também poderá gostar de

Escrever um comentário