A Autoridade de Gestão do Programa Regional NORTE 2030 lançou o Aviso-Concurso “Conservação da natureza, biodiversidade e património natural”, com um financiamento de 31,7 milhões de euros do FEDER. O objetivo é apoiar investimentos nas 13 áreas protegidas da Região Norte integradas na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).
As áreas abrangidas incluem o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Litoral Norte, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Natural do Douro Internacional, entre outras paisagens protegidas e reservas naturais da região.

A sessão de apresentação do aviso decorreu no Museu da Vila Velha, em Vila Real, e contou com a presença do presidente e vice-presidente da CCDR NORTE, António Cunha e Célia Ramos, bem como dos vogais executivos do NORTE 2030, Júlio Pereira e Humberto Cerqueira.
Os investimentos previstos abrangem a proteção e recuperação de habitats naturais, mitigação climática, conservação de espécies ameaçadas, criação de infraestruturas verdes, valorização de zonas estuarinas e outras ações de promoção da biodiversidade.
As candidaturas podem ser submetidas até 31 de março de 2025, com duas fases de seleção. O aviso está disponível no site do Programa NORTE 2030 e no Balcão dos Fundos.

Fotografias: CCDR NORTE