Início » Requalificação do Solar dos Magalhães em Amarante concluída com projeto de Álvaro Siza Vieira

Requalificação do Solar dos Magalhães em Amarante concluída com projeto de Álvaro Siza Vieira

por admin
Requalificação do Solar dos Magalhães em Amarante concluída com projeto de Álvaro Siza Vieira

O Solar dos Magalhães, um dos edifícios mais emblemáticos de Amarante, foi alvo de uma requalificação assinada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. A obra, inaugurada no dia 14 de fevereiro, integra um projeto de valorização do património da cidade e permitirá que o edifício acolha, no futuro, o Museu da Identidade e Memória de Amarante (MIMAR).

A intervenção respeitou a estrutura histórica do edifício, preservando as suas características originais. De acordo com Rosário Correia Machado, diretora do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a abordagem do arquiteto destacou-se pelo cuidado em manter a identidade do edifício, sem comprometer a sua essência.

A requalificação representou um investimento de cerca de três milhões de euros, financiado pelo NORTE2020, através do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU).

A partir de 15 de março, o espaço recebe a exposição “A Marginália de Amadeo”, uma mostra integrada na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e apoiada pela DGArtes. O projeto expositivo propõe uma nova perspetiva sobre a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, focando-se nos detalhes menos evidentes do seu processo criativo.

O Departamento de Cultura do Município organizará visitas guiadas ao Solar dos Magalhães nos próximos meses. As inscrições podem ser efetuadas através do link: https://forms.cm-amarante.pt.

Imagem e Vídeo: CM de Amarante

Também poderá gostar de

4 comentários

antonio Teixeira 19/02/2025 - 07:02

Lindo,Obra De Art .

Responder
Antonio Almeida 19/02/2025 - 20:27

Aquele muro,muro da vergonha ficava lindo com menos um metro de altura…..

Responder
maria cardoso 25/02/2025 - 10:56

Talvez…é discutível. – mas, e lá dentro, Sr Almeida ? Atrás daquele muro há espaços … qual era a solução que o senhor proporia?

Responder
Ju Pacheco 19/02/2025 - 21:00

SOLAR MAGALHÃES NÃO CONHECIA, TEVE A SORTE DE FICAR EM MÃOS
SABIAS , UM “MUST DA ARQUTECTURA PORTUGUESA”.
BEM HAJA

SENHOR ARQUITECTO SIZA VIEIRA

Responder

Escrever um comentário