A Casa da Cultura de Paredes foi palco, esta tarde, da apresentação da biografia “José Guilherme Pacheco (1821-1889) – O Rei de Paredes”, da autoria de Ricardo Rocha e Fernando Sousa.

José Guilherme Pacheco, natural do Rio de Janeiro, nasceu a 10 de fevereiro de 1821 e desempenhou um papel relevante no desenvolvimento do concelho de Paredes. Foi Presidente da Câmara Municipal durante sete anos e esteve envolvido na implementação de infraestruturas como o telégrafo, a rede viária, a passagem do comboio e a construção de escolas. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu vários cargos públicos e foi um dos cofundadores do Jornal de Notícias.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, da Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, do Presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Paredes, Cete e Parada de Todeia.


A obra foi promovida pela Câmara Municipal de Paredes e desenvolvida pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.
Fotografias: CM de Paredes