O Festival Internacional de Camélias realiza-se em Lousada entre os dias 7 e 9 de março, com várias atividades culturais e artísticas.
A abertura do evento acontece na sexta-feira, com o espetáculo “Casa d’ Água”, do fadista Pedro Moutinho, no Auditório Municipal.
No sábado, dia 8, a Exposição e o Mercado das Camélias estarão disponíveis a partir das 15h00 na Praça das Pocinhas, onde também serão entregues os prémios do Concurso das Camélias. Às 16h00, decorrerá a animação itinerante “Persil Blanche”, da produção Persil Noir, com nova apresentação no domingo às 14h00.
A ópera “La Traviata – A Dama das Camélias”, de G. Verdi, será apresentada no sábado às 21h30 e repetida no domingo às 17h00, numa produção da Associação Cultural Municipal de Lousada.
Os workshops gratuitos incluem a Oficina de Escrita Criativa “Camélias em camadas de palavras”, com António Mota, na Biblioteca Municipal, e o Workshop de Ilustração “Traços de Camélia: A Arte de Ilustrar Flores”, com Abigail Ascenso, no Centro de Interpretação do Românico (CIR), durante a manhã de sábado. À tarde, decorrerá o Workshop “Cosmética Natural: Benefícios do Óleo de Camélia”, com Isabel Cerdeira Gomez, na Biblioteca Municipal, e o Workshop “Métodos de Propagação de Camélias”, orientado pela Arq. Renata Ferreira e Eng. Valdemar Ferreira, no CIR.
No domingo, o evento inclui a IV Rota das Camélias Lousada BTT. O Mercado das Camélias estará aberto no sábado das 15h00 às 19h00 e no domingo das 10h00 às 19h00.
O Passeio pelos Jardins de Camélias realizou-se no dia 2 de março, com visitas à Casa de Ledesma e à Casa de Lagoas, e será repetido no próximo domingo, dia 9 de março, com paragens na Casa do Porto, na Casa de Vila Verde e na Casa de Ronfe. As visitas, com transporte gratuito, requerem inscrição prévia na Loja Interativa de Turismo ou em www.cm-lousada.pt/p/festivaldascamelias.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e de várias entidades locais.