A Câmara Municipal de Paredes lançou o projeto Radar Social, uma iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinada a reforçar a resposta social no concelho e identificar cerca de 40 mil beneficiários em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão.
O programa foi implementado em outubro de 2024 e estará em funcionamento até março de 2026. A iniciativa é coordenada pelo Pelouro de Ação Social e pelos grupos de trabalho do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que apresentaram o plano de ação em encontro dirigido pela Vereadora do Pelouro de Ação Social, Beatriz Meireles.
O CLAS de Paredes reúne várias entidades parceiras, entre elas IPSS, Agrupamentos de Escolas, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Centro Distrital da Segurança Social, Juntas de Freguesia, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), Unidade Local de Saúde (ULS) de Paredes, Bombeiros, Cruz Vermelha, e Centros de Respostas Integradas (CRI) – Porto Oriental.


O projeto conta com uma equipa técnica multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Educação Social e Psicologia, que têm como função identificar situações de risco, avaliar e encaminhar para os serviços de apoio disponíveis, em articulação com a Rede Social Local.
A implementação do projeto está alinhada com a estratégia nacional de combate à exclusão social. O financiamento de aproximadamente 256.922,84 euros é assegurado pelo PRR.
Fotografias: CM de Paredes