A Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa aprovou, no dia 6 de março, o Programa Sub-Regional de Ação (PSA) para a Gestão Integrada de Fogos Rurais. Este programa é o primeiro aprovado na região Norte e representa um passo importante na implementação de uma estratégia eficaz de gestão e prevenção de fogos rurais.
A aprovação ocorreu durante a 5ª Reunião Deliberativa da Comissão, realizada na sede da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa). O programa será agora sujeito a parecer da Comissão Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Norte, presidida pela CCDR Norte, e posteriormente submetido a consulta pública.
O PSA tem como objetivo reforçar a gestão integrada e a prevenção de fogos rurais, promovendo uma abordagem coordenada entre 35 entidades, incluindo a CIM do Tâmega e Sousa, AGIF, I.P., ICNF, I.P., ANEPC, GNR, Liga dos Bombeiros Portugueses, Forças Armadas, DGAV, APA, I.P., DGEstE, baldios, associações florestais e concessionárias de serviços públicos.
O programa integra 51 projetos distribuídos por 4 Orientações Estratégicas, que incluem a Valorização e Cuidado dos Espaços Rurais, a Modificação de Comportamentos e a Gestão Eficiente do Risco.

Mais informações podem ser consultadas em: www.cimtamegaesousa.pt.
Fotografias: CIM do Tâmega e Sousa