A Linha de Leixões, reativada a 9 de fevereiro de 2025, registou 50.844 validações de títulos de transporte no primeiro mês de operação. O apeadeiro do Hospital de São João é um dos pontos de maior procura, contabilizando mais de 7.000 validações, sem considerar Porto-Campanhã.
De acordo com os dados da CP – Comboios de Portugal, a procura tem vindo a crescer, atingindo um pico diário próximo das 2.500 validações em dias úteis. Os títulos de transporte mais utilizados são os intermodais.
CP oferece viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março
Para incentivar a utilização da linha, a CP está a distribuir vouchers que permitem viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março de 2025.
Os vouchers serão distribuídos:
• Na estação de Porto-Campanhã, no dia 17 de março (das 6h30 às 12h30) e nos dias 21, 22 e 23 de março (das 6h30 às 18h30);
• Nas estações e apeadeiros da Linha de Leixões (Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio), nos dias 22 e 23 de março, entre as 6h30 e as 18h30.
Cada voucher permite uma viagem de ida e volta dentro da Linha de Leixões e pode ser utilizado em qualquer comboio desta ligação.

60 comboios por dia útil
A circulação de passageiros na Linha de Leixões foi retomada através de um protocolo entre a CP, a Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal. O serviço disponibiliza 60 comboios por dia útil, com 30 em cada sentido, garantindo dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta. Aos sábados, domingos e feriados, circulam 34 comboios, 17 em cada sentido.
A linha permite ligações diretas entre Ovar e Leça do Balio, bem como ligações entre Porto-Campanhã e Leça do Balio, com paragens em Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.
Para mais informações e horários, pode ser consultado o site www.cp.pt.
Fotografias: Infraestruturas de Portugal