O Município de Lousada assinalou o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, com a realização da tertúlia “Profissões sem Género: Desafios e conquistas no mercado de trabalho”.
A sessão contou com a participação de diversas profissionais que partilharam as suas experiências em áreas tradicionalmente ocupadas por outro género.
Reflexão sobre desafios e conquistas no mercado de trabalho
A Vereadora da Igualdade e Inclusão, Dra. Maria do Céu Rocha, destacou a importância da data, afirmando que “este dia não é apenas uma celebração, mas também um momento de reflexão e ação sobre questões como a desigualdade salarial, a violência de género, o direito à educação e participação política”.
Acrescentou ainda que “cada vez mais mulheres ingressam em setores tradicionalmente dominados por homens, como a engenharia, a tecnologia e a construção civil, ao mesmo tempo que os homens conquistam espaço em áreas como a enfermagem, o ensino e o cuidado infantil”.
Testemunhos de profissionais em diferentes áreas
Entre as convidadas que partilharam o seu percurso profissional estiveram:
• Maria Alice Barbosa, de Penafiel, trabalhadora da construção civil.
• Maria Margarida Ferreira, residente em Lousada, motorista de pesados de passageiros.
• Cabo-Chefe Helena Ribeiro, de Paredes, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, exerce funções no Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR.
• Cabo-Chefe Ana Rocha, também do NIAVE, residente em Lousada.
• Dra. Fátima Rocha, juíza, natural de Lousada.
A moderação esteve a cargo da Dra. Lurdes Castro, Presidente da Assembleia Municipal de Lousada.
Encerramento musical
O evento encerrou com um momento musical a cargo do Conservatório Vale do Sousa.
Fotografia: CM de Lousada