A USF União Penafidelis I ULS do Tâmega e Sousa e o Município de Penafiel, através do pelouro do desporto, iniciaram o projeto “FintADor”, um programa direcionado a pessoas com dores osteoarticulares, com o objetivo de promover a atividade física para reduzir a dor, melhorar a função articular e a saúde física e mental dos participantes.
Destinatários e funcionamento
O programa é destinado a utentes inscritos na USF União Penafidelis que apresentem dores osteoarticulares, incluindo aqueles com osteoartrite e outras condições músculo-esqueléticas. A inscrição requer consulta prévia com o médico de família, que fará o acompanhamento clínico dos participantes.
O projeto iniciou-se a 10 de março, no Pavilhão Desportivo Municipal de Recezinhos, com 40 utentes de um total de 57 já inscritos (o limite nesta fase é de 60 participantes). O programa inclui três sessões semanais, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 09h00 e as 10h00, sendo monitorizadas por técnicos municipais de exercício físico.
Impacto e possibilidade de expansão
As dores osteoarticulares são frequentes na população adulta e podem resultar em limitações funcionais e necessidade de consultas, medicação e tratamentos fisiátricos. A atividade física adequada pode contribuir para a melhoria da mobilidade, fortalecimento muscular e qualidade de vida dos afetados.
Este projeto-piloto poderá ser replicado noutras unidades de saúde da região, alargando o acesso a mais utentes que possam beneficiar deste tipo de acompanhamento.