A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) celebrou no dia 11 de março, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, um protocolo de cooperação com o Rotary Club de Penafiel, o Rotary Club do Marco de Canaveses e representantes de vários organismos dos setores laboral e associativo. O objetivo é reforçar o compromisso para a eliminação da silicose e da tuberculose na região.
Programa +Saúde e rastreio na indústria da pedra
A iniciativa insere-se no programa +Saúde, que visa a prevenção e rastreio das doenças entre os trabalhadores da indústria da pedra, setor onde a prevalência de silicose continua elevada, sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose.
Nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, a incidência de tuberculose é quatro vezes superior à média nacional. A exposição à sílica na extração e transformação do granito pode causar silicose, uma doença profissional irreversível e que aumenta a vulnerabilidade dos trabalhadores à tuberculose.
O rastreamento será feito aos trabalhadores diagnosticados com silicose, através do teste IGRA, que permite detetar a tuberculose infeção e iniciar um tratamento preventivo. A realização dos testes será integrada nas consultas anuais dos Serviços de Saúde no Trabalho.
Apoio financeiro e entidades envolvidas
O protocolo prevê um financiamento de 6.000 euros dos Rotary Club de Penafiel e do Marco de Canaveses e da Rotary Foundation, garantindo o rastreio a cerca de 150 trabalhadores. O restante custo será suportado pela ULSTS.
A iniciativa conta com a participação de várias entidades, incluindo:
• Serviços de Saúde no Trabalho;
• Unidade Local de Penafiel da Autoridade para as Condições do Trabalho;
• Associações empresariais de Penafiel e Marco de Canaveses;
• Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras;
• Confraria do Granito;
• Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora;
• Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais;
• Autarquias de Penafiel e do Marco de Canaveses.
As entidades envolvidas comprometem-se a promover boas práticas de segurança no setor, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção e o reforço da formação e comunicação dentro das empresas.