A Câmara Municipal de Paredes está a promover duas ações de reflorestação com a plantação de árvores autóctones, no âmbito dos projetos “Condomínios de Aldeia” e “Life Serras do Porto”. A iniciativa decorre até 2027, abrangendo 146 hectares em áreas florestais no sul do concelho, nomeadamente nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
No âmbito do projeto “Life Serras do Porto”, está a ser realizado o controlo e substituição de espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a valorização do património natural numa área de 103,95 hectares pertencente ao município. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem conclusão prevista para 2027.


Paralelamente, a reflorestação está também a ser desenvolvida através do programa “Condomínios de Aldeia”, com intervenção em dez locais do concelho. Até ao momento, este projeto foi implementado em sete zonas, incluindo Senhora do Salto e Alvre (Aguiar de Sousa), Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta (Sobreira) e Além Rio (Recarei).
A iniciativa, integrada no Fundo Ambiental, tem como objetivo apoiar aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, promovendo alterações no uso do solo e gestão de combustíveis junto a zonas habitacionais. Foram criadas faixas de proteção aos aglomerados urbanos, utilizando espécies resistentes ao fogo, e realizada a limpeza dos terrenos, incluindo destroçamento de matos, remoção de espécies invasoras e plantação de medronheiros, nogueiras, castanheiros e oliveiras. A área total intervencionada foi de 42,48 hectares, representando 80% da área aprovada na candidatura, que totaliza 54,89 hectares.

Além destes projetos, o município é parceiro da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, promovida pela Quercus e pelos CTT, destinada a sensibilizar para a valorização da floresta autóctone e dos ecossistemas ribeirinhos. No âmbito desta campanha, já foram plantadas mais de duas mil árvores no Parque Urbano de Rebordosa e na Torre do Castelo, em Aguiar de Sousa.
Fotografias: CM de Paredes