Início » Paredes prevê reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027

Paredes prevê reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027

por admin
Paredes prevê reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027

A Câmara Municipal de Paredes está a promover duas ações de reflorestação com a plantação de árvores autóctones, no âmbito dos projetos “Condomínios de Aldeia” e “Life Serras do Porto”. A iniciativa decorre até 2027, abrangendo 146 hectares em áreas florestais no sul do concelho, nomeadamente nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.

No âmbito do projeto “Life Serras do Porto”, está a ser realizado o controlo e substituição de espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a valorização do património natural numa área de 103,95 hectares pertencente ao município. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem conclusão prevista para 2027.

Paralelamente, a reflorestação está também a ser desenvolvida através do programa “Condomínios de Aldeia”, com intervenção em dez locais do concelho. Até ao momento, este projeto foi implementado em sete zonas, incluindo Senhora do Salto e Alvre (Aguiar de Sousa), Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta (Sobreira) e Além Rio (Recarei).

A iniciativa, integrada no Fundo Ambiental, tem como objetivo apoiar aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, promovendo alterações no uso do solo e gestão de combustíveis junto a zonas habitacionais. Foram criadas faixas de proteção aos aglomerados urbanos, utilizando espécies resistentes ao fogo, e realizada a limpeza dos terrenos, incluindo destroçamento de matos, remoção de espécies invasoras e plantação de medronheiros, nogueiras, castanheiros e oliveiras. A área total intervencionada foi de 42,48 hectares, representando 80% da área aprovada na candidatura, que totaliza 54,89 hectares.

Além destes projetos, o município é parceiro da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, promovida pela Quercus e pelos CTT, destinada a sensibilizar para a valorização da floresta autóctone e dos ecossistemas ribeirinhos. No âmbito desta campanha, já foram plantadas mais de duas mil árvores no Parque Urbano de Rebordosa e na Torre do Castelo, em Aguiar de Sousa.

Fotografias: CM de Paredes

Também poderá gostar de

Escrever um comentário